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Morre João Baptista da Costa Aguiar, criador da identidade visual de grandes autores

Ele desenhou logotipo da Companhia das Letras, editora para a qual criou capas de escritores como Philip Roth e Paul Auster

Foto do author Antonio Gonçalves Filho
Por Antonio Gonçalves Filho
Atualização:

Criador responsável pela identidade visual da Companhia das Letras, em 1986, e um dos maiores designers gráficos do Brasil, morreu no domingo, por volta das 19 horas, João Baptista da Costa Aguiar, aos 68 anos. Ele estava internado por causa de uma pneumonia e com saúde debilitada. Seu corpo foi cremado ontem. Sua última colaboração para a Companhia das Letras foi a capa do livro Os Fatos, do escritor norte-americano Philip Roth.

Desenhou também os logotipos dos selos Companhia das Letrinhas e Cia. Das Letras. Para a Prefeitura de São Paulo criou a logomarca da cidade, a identidade visual da Secretaria Municipal de Cultura e a padronização visual da frota de ônibus de transporte público na gestão da prefeita Luiza Erundina.

O designer. Sobriedade caracterizou a produção do artista gráfico, que participou da 9ª. Bienal Foto: Companhia das Letras

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Há mais de 40 anos atuando na área de artes gráficas, João Baptista da Costa Aguiar participou de mostras internacionais como a Bienal de São Paulo (a nona edição, de 1967, que trouxe os artistas pop norte-americanos ao Brasil). Antes de virar capista, o designer criou vinhetas para a extinta TV Tupi, desenhou cartazes para o cinema marginal produzido na Boca do Lixo, no centro de São Paulo, e foi diretor de arte da revista Vogue Brasil (1976-1978). Um dos últimos trabalhos do designer, a capa de Os Fatos, lançado em 2016, é um exemplo da sobriedade que caracterizou sua obra. Numa entrevista ao Estado, Costa Aguiar contou que o próprio autor acabou adotando a capa de A Marca Humana para todas as edições internacionais desse título.

Outro autor para o qual criou a identidade visual de sua coleção foi Paul Auster. Para a capa de A Noite do Oráculo, que parte da compra de um caderno azul numa loja chinesa, ele foi atrás de uma cartolina azul de caixa de maçã e acabou adotando essa forma ondulada em outros títulos de Auster.

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