SP-Foto convida profissionais estrangeiros para intercâmbio com artistas, críticos e galerias

Experiência resulta em artigos, exposições e mesmo compras; SP-Foto vai até o domingo, 25, no Shopping JK Iguatemi

PUBLICIDADE

Por Guilherme Sobota
Atualização:

Já uma tradição da SP-Foto – e também da SP-Arte – o programa de “imersão profissional” traz ao Brasil, durante as feiras, profissionais estrangeiros do mundo das artes e da fotografia para um intercâmbio cultural: eles visitam os espaços das feiras, mas também instituições, museus e coleções particulares para entrar em contato com o trabalho de artistas brasileiros, curadores locais e críticos, gerando assim uma troca de informações e experiências que resulta em artigos, exposições e mesmo compras.

PUBLICIDADE

A SP-Foto vai até o domingo, 25, no Shopping JK Iguatemi.

A fundadora e diretora da SP-Foto, Fernanda Feitosa, explica que a ideia é levar os profissionais – curadores, críticos, diretores – a ateliês, promover encontros com as galerias brasileiras, almoços e jantares com artistas. Mas também levá-los a conhecer as instituições culturais e os acervos nacionais, como da Pinacoteca, Masp, CCBB, MAM, IMS. “Assim, algumas das conversas são pautadas pelos próprios temas das exposições”, explica.

Convidadas. Barbara Tannenbaum (EUA), Julieta González (México), Margot Norton (EUA), entre outros Foto: SP-Foto

Os efeitos das visitas são conhecidos a médio e longo prazo – uma das figuras recorrentes nas visitas, por exemplo, é Sarah Meister, curadora de fotografia do MoMA, em Nova York. Suas vindas ao Brasil já renderam colaborações com críticas e curadores brasileiras, capítulos sobre fotografia global no catálogo do museu, uma aquisição de 100 fotos para o acervo – e para 2021, o MoMA prepara uma exposição do Foto Cine Clube Bandeirante.

Este ano, a SP-Foto traz ao Brasil a curadora de fotografia do Cleveland Museum (EUA), Barbara Tannenbaum. A norte-americana explica que, embora fotógrafos brasileiros marquem presença na coleção (Sebastião Salgado, Valdir Cruz e até Marc Ferrez), a intenção é expandir a “globalização” do catálogo.

“É muito importante esse tipo de iniciativa, porque ao trazer todos esses negociantes e comerciantes para o mesmo local, se garante que o diálogo aconteça”, explica a curadora, ressaltando também que não se trata apenas de comércio, mas também de troca de conhecimento e reflexões. “Artes visuais precisam ser vistas ao vivo, mesmo a fotografia”, diz. “Faz muita diferença. Trazer pessoas para um local com tanta concentração é crucial para que possamos apreciar as obras”, comenta, referindo-se à SP-Foto.

Para além da possibilidade de novas exposições, a existência de material crítico e de divulgação sobre os artistas brasileiros no exterior também é fundamental para que coleções privadas e institucionais adquiram as obras, completando um ciclo, explica Fernanda.

Publicidade

O intercâmbio promovido pela SP-Foto ocorre há 11 anos, e o foco é sempre global, segundo a diretora. Entre outros profissionais, estão no Brasil para esta edição da feira Tanya Barson, atual curadora-chefe do MACBA, em Barcelona, Sophie Hackett, curadora da Art Gallery of Ontario (Canadá), Elizabeth Cronin, curadora de fotografia da NY Public Library (Estados Unidos) e Simon Baker, diretor da Maison Européenne de la Photographie, em Paris.

Fernanda ressalta ainda que outras instituições e organizações também fazem trabalhos parecidos, como a Bienal de São Paulo, e o Projeto Latitude, parceria entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), voltado à internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. “Isso já vem de uns 6 ou 7 anos. Durante a SP-Arte também convidamos em parceria com a Apex. Temos que fazer o que dá, nenhum de nós pode sentar e esperar, temos que defender nossos setores.”

13.ª SP-FOTO

Shopping JK Iguatemi. Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041. Até 25/8. Grátis. De 5.ª a sáb., das 14h às 21h. Dom., das 14h às 20h.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.