Morreu nesta sexta-feira, aos 43 anos, o ator americano Chadwick Boseman. Mais conhecido por protagonizar os filmes do Pantera Negra, da Marvel Studios, Boseman também interpretou o músico James Brown e o jogador de beisebol Jackie Robinson no cinema. Seu empresário informou que ele não resistiu ao tratamento de um câncer de cólon.
O ator foi diagnosticado com câncer há quatro anos, afirmou a família em um comunicado. "Um verdadeiro batalhador, Chadwick resistiu durante todo o processo e levou a vocês muitos filmes que vieram a amar", afirma a nota. "Vários filmes foram gravados durante e entre muitas cirurgias e tratamentos de quimioterapia. Foi a honra de sua carreira dar vida ao King T'Challa em Pantera Negra", disse a família.
Boseman nunca falou publicamente sobre a doença. O ator morreu em sua casa, na região de Los Angeles, ao lado da mulher e outros familiares. Ele completaria 44 anos em 29 de novembro. Nascido na Carolina do Sul, filho de uma enfermeira e de um empresário da indústria de tapeçaria, Boseman tinha raízes em Serra Leoa, na África ocidental.
Chadwick Boseman se tornou o primeiro ator negro a interpretar um super-herói como protagonista em seu próprio filme do universo Marvel. Pantera Negra, ambientado no reino fictício de Wakanda, foi adorado pela crítica e pelo público, e se tornou o primeiro filme baseado em quadrinhos a concorrer na categoria de Melhor Filme no Oscar. Foi um enorme sucesso de bilheteria, arrecadanda US$ 1 bilhão no mundo todo.
Pantera Negra foi celebrado como um momento cultural importante por seu elenco majoritariamente negro e por subverter os estereótipos ao mostrar um país africano próspero que acolhe refugiados e estende sua cultura e tecnologia às nações mais pobres.
No início da carreira, Boseman interpretou os ícones negros Jackie Robinson, em 42, filme de 2013 de Brian Helgeland e que teve a estreia de maior bilheteria para um filme de beisebol da história de Hollywood, e James Brown, em Get on Up. Por este filme de 2014, ele foi incluído pela revista Time na lista das dez melhores atuações daquele ano.
Recentemente, ele apareceu em Destacamento Blood, do diretor Spike Lee, e estrelaria a continuação de Pantera Negra, prevista para 2022.
COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.