Ator Chadwick Boseman, o 'Pantera Negra', morre aos 43 anos

Ele tratava um câncer de cólon havia quatro anos, segundo a família

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Morreu nesta sexta-feira, aos 43 anos, o ator americano Chadwick Boseman. Mais conhecido por protagonizar os filmes do Pantera Negra, da Marvel Studios, Boseman também interpretou o músico James Brown e o jogador de beisebol Jackie Robinson no cinema. Seu empresário informou que ele não resistiu ao tratamento de um câncer de cólon.

Chadwick Boseman em 2018 Foto: Magdalena Wosinska/The New York Times

PUBLICIDADE

O ator foi diagnosticado com câncer há quatro anos, afirmou a família em um comunicado. "Um verdadeiro batalhador, Chadwick resistiu durante todo o processo e levou a vocês muitos filmes que vieram a amar", afirma a nota. "Vários filmes foram gravados durante e entre muitas cirurgias e tratamentos de quimioterapia. Foi a honra de sua carreira dar vida ao King T'Challa em Pantera Negra", disse a família.

Boseman nunca falou publicamente sobre a doença. O ator morreu em sua casa, na região de Los Angeles, ao lado da mulher e outros familiares. Ele completaria 44 anos em 29 de novembro. Nascido na Carolina do Sul, filho de uma enfermeira e de um empresário da indústria de tapeçaria, Boseman tinha raízes em Serra Leoa, na África ocidental.

Chadwick Boseman se tornou o primeiro ator negro a interpretar um super-herói como protagonista em seu próprio filme do universo Marvel. Pantera Negra, ambientado no reino fictício de Wakanda, foi adorado pela crítica e pelo público, e se tornou o primeiro filme baseado em quadrinhos a concorrer na categoria de Melhor Filme no Oscar. Foi um enorme sucesso de bilheteria, arrecadanda US$ 1 bilhão no mundo todo.

Pantera Negra foi celebrado como um momento cultural importante por seu elenco majoritariamente negro e por subverter os estereótipos ao mostrar um país africano próspero que acolhe refugiados e estende sua cultura e tecnologia às nações mais pobres. 

Chadwick Boseman como Pantera Negra Foto: Matt Kennedy/Marvel Studios

No início da carreira, Boseman interpretou os ícones negros Jackie Robinson, em 42, filme de 2013 de Brian Helgeland e que teve a estreia de maior bilheteria para um filme de beisebol da história de Hollywood, e James Brown, em Get on Up. Por este filme de 2014, ele foi incluído pela revista Time na lista das dez melhores atuações daquele ano.

Chadwick Boseman como o jogador de baseballJackie Robinson Foto: Warner

Recentemente, ele apareceu em Destacamento Blood, do diretor Spike Lee, e estrelaria a continuação de Pantera Negra, prevista para 2022.

Publicidade

COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.