PUBLICIDADE

007 curiosidades sobre James Bond

Novo filme da franquia, '007 - Sem Tempo para Morrer', será lançado nesta quinta-feira, 30, no Brasil; assista ao trailer

Por AFP
Atualização:

Com estreia no Brasil para a quinta-feira, 30, 007 - Sem Tempo para Morrer é o 25º filme das aventuras de James Bond que, em seis décadas, se tornou um fenômeno cultural mundial. Veja aqui sete chaves da saga.

Daniel Craig em cena de '007 - Sem Tempo para Morrer' Foto: Reprodução de '007 - Sem Tempo para Morrer' (2021)/MGM Studios

PUBLICIDADE

Novo herói

No início, James Bond era um herói de romance, com mais de 60 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. O espião nasceu há seis décadas da pena do jornalista britânico Ian Fleming, que trouxe para o personagem sua experiência como espião a serviço de Sua Majestade durante a Segunda Guerra Mundial.

O primeiro livro de 007, Cassino Royale, foi publicado em 1953. Ele seria seguido por mais 13: Goldfinger, Dr. No, Da Rússia com amor e uma série de contos. Fleming morreu aos 56 anos, em 1964, apenas dois anos após a primeira adaptação para o cinema, o filme O Satânico Dr. No.

25 filmes

007 - A Serviço Secreto de Sua Majestade", "007 - Permissão para Matar", "007 - Operação Skyfall"... Com 25 filmes no total da saga oficial, ainda hoje produzida pelos descendentes de um dos Produtores históricos, Albert R. Broccoli, cada geração tem seu culto James Bond.

A galinha dos ovos de ouro

Publicidade

Segundo o jornalista francês Guillaume Evin, especialista na série, se levarmos em conta a inflação, os filmes de Bond já proporcionaram receitas de cerca de US$ 16,7 bilhões.

Lançada quinze anos antes da chegada de Star Wars, a franquia é uma das mais lucrativas da história do cinema. E cada filme se torna uma vitrine de produtos de luxo, bebidas alcoólicas, carros e relógios.

A saga 007 deste ano passou a fazer parte da gigante do comércio eletrônico Amazon, que anunciou a compra do estúdio MGM por US$ 8,45 bilhões.

Seis Bond

Morto no ano passado, Sean Connery foi o primeiro James Bond, em O Satânico Dr. No, e participou dos seis primeiros filmes. Connery continua a ser para muitos fãs o James Bond por excelência: viril, sedutor e misógino, dotado de um carisma irresistível. O escocês foi sucedido por cinco outros atores: o australiano George Lazenby (o único que não nasceu nas Ilhas Britânicas), Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e Daniel Craig.

MI6, 007, Q, M

O agente secreto de Sua Majestade, James Bond, trabalha para o MI6, o serviço de inteligência estrangeiro britânico. O primeiro "0" em "007" significa que ele tem permissão para matar; o segundo, que ele já o fez, e o 7, é seu código dentro do serviço. M. é o chefe de Bond. A atriz Judi Dench marcou a história da saga ao feminilizar esse papel entre 1995 (007 Contra GoldenEye) e 2012 (Skyfall). Q. é a parceira de Bond que lhe fornece os mais modernos aparelhos na luta contra vilões. E sem se esquecer de Miss Moneypenny, a secretária particular de M ., com quem James Bond não hesita em flertar.

Publicidade

"Bond, James Bond"

O sucesso da saga também é motivado por em suas frases que logo se tornam clássicas. Entre as mais famosas, estão "Bond, James Bond" e o gosto do agente secreto por coquetéis de martini com vodca, "misturados, não batidos".

Há também todas aquelas frases que denotam "vínculo" de humor, uma mistura de jogos de palavras e machismo a serem tomados ou não ao pé da letra, dependendo da época. Como quando 007 diz para a "Bond girl" de "007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro", interpretada por Maud Adams: "Miss Anders? Não a reconheci vestida".

Armas especiais

Sem seus arqui-inimigos, Bond não seria ninguém: do negociante de diamantes Goldfinger à organização criminosa SPECTRE, dirigida pelo infame Blofeld. E, para combatê-los, 007 tem um arsenal de dispositivos tão temidos quanto bizarros: cigarros explosivos em Com 007 Só Se Vive Duas Vezes, carros Aston Martin com placas giratórias, lançadores de pregos e assentos ejetáveis, esquis que disparam balas, relógios a laser.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.