Dicas da 41.ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; 27/10

'Vazante', 'Django' e 'Berenice Procura' estão entre os destaques desta sexta-feira, 27 de outubro

PUBLICIDADE

Por Luiz Carlos Merten e Guilherme Sobota
Atualização:

Indicações do que assistir nesta quarta-feira, 25 de outubro, na 41.ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

PUBLICIDADE

Vazante

Em seu novo filme, Daniela Thomas optou pelo que chama de ‘representações sutis da violência’ – uma violência cotidiana, permanente, espécie de banalidade do mal. O proprietário branco tem a posse dos escravos e da mulher, que, nesse caso, é pouco mais que uma menina. Conceitualmente, Vazante é sobre o que a diretora chama de ‘sadismo do Estado’. Espaço Itaú Frei Caneca 3, 17h30.

Django

Nada a ver com o mítico pistoleiro de Franco Nero. Django Reinhardt, o músico cigano, e o horror do nazismo. O filme que abriu o Festival de Berlim, em fevereiro. Caixa Belas Artes Sala 3, 17h40.

Cléo das 5 às 7

Duas horas na vida de uma mulher que aguarda o resultado de um exame decisivo de saúde. Corinne Marchand belíssima. Uma das obras-primas de Agnès Varda, homenageada deste ano. Cinemateca, Sala BNDES, 21 h.

Publicidade

Berenice Procura

Allan Fiterman adapta o livro de Luiz Alfredo Garcia-Roza sobre o assassinato de uma travesti, agora trans. O livro é dos melhores do escritor e a trans é a poderosa Valentina Sampaio. Espaço Frei Caneca 1, 21h10.

Cláudia Abreu em cena de 'Berenice Procura' Foto: EH! FILMES

O Amante de um Dia

Phillipe Garrell traz a nouvelle vague para 2016 (com direito a smartphones e tudo o mais) num retrato delicado e engraçado das confusões do amor. Playarte Splendor Paulista, 22h.