Karla Sofía Gascón, estrela de Emilia Pérez, se tornou a primeira trans nomeada ao Oscar 2025 de Melhor Atriz. Os indicados ao prêmio máximo do cinema foram divulgados nesta quinta-feira, 23. Ela concorre contra Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui), Mikey Madison (Anora), Cynthia Erivo (Wicked) e Demi Moore (A Substância).
Essa é a interpretação de maior destaque da carreira da espanhola, que ficou conhecida por seu trabalho em telenovelas mexicanas como Senhor dos Céus e Llena de Amor.
Pelo papel duplo no longa-metragem de Jacques Audiard, ela venceu o Prêmio do Festival de Cannes de Melhor Atriz ao lado de suas colegas de elenco Zoe Saldaña, Selena Gomez e Adriana Paz. Também foi indicada aos prêmios Globo de Ouro, SAG, Bafta e Critics Choice.
De passagem pelo Brasil para promover o filme que chega aos cinemas nacionais em 6 de fevereiro, Karla disse ao Estadão, em um hotel em São Paulo, que a indicação reflete mudanças da indústria cinematográfica.
“É um sinal de mudança na arte, que vinha um pouco de um mundo muito restrito. Mas acredito que, no final, o entretenimento e a arte se nutrem do que acontece na sociedade. Quando a sociedade começa a se abrir mais, quando a sociedade tem histórias diferentes a contar, a arte se nutre da sociedade. É algo que se retroalimenta”, falou.
A atriz de 52 anos também comentou sobre todo o clamor que vem recebendo e citou um famoso grupo brasileiro. “Me sinto como os Tribalistas”, brincou, antes de cantar o refrão de Já Sei Namorar. “Estou apaixonada por tudo o que está acontecendo com Emilia Pérez e por todas as coisas que estão acontecendo comigo. Obviamente acredito que as indicações e os prêmios vêm de um trabalho perfeitamente construído. Tenho a oportunidade de dar a minha contribuição para que muitas pessoas se sintam representadas e não continuem sofrendo neste momento”, acrescentou.

Enredo de ‘Emilia Pérez’
Emilia Pérez acompanha Rita (Zoe Saldaña), uma advogada de um grande escritório que liberta criminosos levados à justiça. Certo dia, ela recebe uma inesperada proposta: o líder de um cartel, Manitas (Karla Sofía Gascón), a contrata para ajudá-lo a se retirar de seu negócio e realizar um plano que vem preparando secretamente há anos: tornar-se a mulher que ele sempre sonhou ser. A trama é livremente adaptada do romance Ecoute, de Boris Razon.