Ainda Estou Aqui fez história na manhã desta quinta-feira, 23, ao receber três indicações ao Oscar 2025, incluindo - pela primeira vez - a de Melhor Filme. Esta é a principal categoria do principal prêmio de cinema. O filme de Walter Salles vai concorrer com obras como O Brutalista e Emilia Pérez, entre outros (veja a lista abaixo).
O filme, baseado no livro homônimo do escritor Marcelo Rubens Paiva, conta a história de sua família a partir da luta de sua mãe, Eunice Paiva depois do desaparecimento do marido - Rubens Paiva deixou a casa, no Rio, para prestar depoimento, e nunca mais voltou. A história se passa durante a ditadura militar brasileira.
Ainda Estou Aqui concorre ainda na categoria Melhor Filme Internacional, o que já era esperado. Os outros indicados foram Emilia Pérez, da França, A Garota da Agulha, da Dinamarca, A Semente do Fruto Sagrado, da Alemanha, e Flow - À Deriva, da Letônia.
Fernanda Torres também está na disputa, na categoria de melhor atriz. Com a indicação, Fernanda Torres repete o feito da mãe - em 1999, Fernanda Montenegro se tornou a primeira brasileira a ser indicada ao prêmio. De lá para cá, ninguém mais havia conseguido. Também foram indicadas Demi Moore, por A Substância, Karla Sofía Gascón, por Emilia Pérez, Mickey Madison, por Anora, e Cynthia Erivo, por Wicked.

Melhor Filme Internacional
O Brasil não era indicado nesta categoria desde 1999, quando Central do Brasil — também dirigido por Salles — concorreu ao prêmio. Na ocasião, A Vida É Bela, de Roberto Benigni, saiu vencedor. Com a indicação de Ainda Estou Aqui, Walter Salles se tornou o diretor brasileiro que mais vezes foi indicado ao prêmio de Melhor Filme Internacional.
Apesar da indicação, Ainda Estou Aqui não é tido como o favorito para vencer o prêmio de Melhor Filme Internacional. Emilia Pérez, musical francês de Jacques Audiard, é uma das grandes apostas para a premiação - foi, inclusive, o filme com mais indicações (13, no total). No começo do ano, o filme europeu bateu o brasileiro e faturou o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Não Inglesa. Além disso, venceu outras três estatuetas — Melhor Filme Comédia ou Musical, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Canção Original.
A obra francesa, no entanto, enfrenta críticas de parte da imprensa e do público em relação ao seu processo de produção. Apesar do longa se passar no México e ser falado e cantando em espanhol, Audiard optou por não visitar o país latino e não aprender a língua nativa. A esperança brasileira, então, reside na possibilidade dos votantes da Academia serem influenciados pela problematização.
O filme de Walter Salles, o primeiro original Globoplay, se tornou um fenômeno de público e crítica, vendendo mais de 3 milhões de ingressos no Brasil e ganhando destaque internacional em diversas premiações cinematográficas ao redor do mundo. No Globo de Ouro, Fernanda Torres venceu a categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama. A vitória, aliada a uma forte presença de fãs brasileiros nas redes sociais, fez com que o filme ganhasse tração nos Estados Unidos.
Quando vai ser a cerimônia do Oscar?
A 97ª edição do Oscar ocorre no dia 2 de março, um domingo, às 21h (horário de Brasília), no Dolby Theatre, em Hollywood, na cidade de Los Angeles.
Indicados a Melhor Filme no Oscar 2025
- Anora
- O Brutalista
- Um Completo Desconhecido
- Conclave
- Duna: Parte 2
- Emilia Pérez
- Ainda Estou Aqui
- Nickel Boys
- A Substância
- Wicked
Indicados na categoria Melhor Filme Internacional
- Ainda Estou Aqui (Brasil)
- A Garota da Agulha (Dinamarca)
- Emilia Pérez (França)
- A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha)
- Flow (Letônia)
Indicadas ao Oscar de Melhor Atriz
- Demi Moore, A Substância
- Karla Sofía Gascón, Emilia Pérez
- Mickey Madison, Anora
- Cynthia Erivo, Wicked
- Fernanda Torres, Ainda Estou Aqui