PUBLICIDADE

Morre a atriz Maureen O'Hara aos 95 anos

Irlandesa conquistou fama em Hollywood nos anos 1940 e foi protagonista de filmes de John Ford e Alfred Hitchcock

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A atriz Maureen O'Hara, de 95 anos, morreu neste sábado, 24, em sua casa na cidade de Boise, no estado norte-americano de Idaho. A irlandesa chegou à fama nas décadas de 1940 e 1950 e trabalhou ao lado de grandes nomes de Hollywood. 

Atriz Maureen O'Hara na cerimônia do Oscar, quando recebeu uma homenagem da academia norte-americana Foto: Kevork Djansezian/Reuters

A atriz morreu de causas naturais. "Ela foi nossa amada mãe, avó, bisavó e amiga. Morreu tranquilamente, rodeada por sua querida família, enquanto celebravam sua vida escutando a trilha sonora de seu filme preferido Depois do Vendaval", informou familiares. No longa, de 1952, a atriz protagonizou com seu amigo John Wayne e foi dirigida por John Ford. Aliás, a atriz se tornou uma das favoritas do diretor John Ford, com quem trabalhou em outros cinco filmes. Ao lado de Ford e Wayne, Maureen foi protagonista de Rio Bravo, em 1950, que ganhou o Oscar de melhor direção naquele ano. Apesar de ter feito cerca de 60 filmes, Maureen nunca conquistou a cobiçada estatueta. No ano passado, a Academia prestou uma homenagem à atriz que recebeu um Oscar honorário das mãos de Liam Nelson e Clint Eastwood. Seu nome verdadeiro era Maureen FitzSimons. O sobrenome O'Hara veio por sugestão do diretor e ator inglês Charles Laughton. Com a nova assinatura, sua carreira começou a caminhar ao ser dirigida por Alfred Hitchcock, no filme A Estalagem Maldita, de 1939. De origem irlandesa, Maureen se mudou para os EUA em 1939. Naquele ano, ela também interpretou, ao lado de Charles Laughton, a cigana Esmeralda na adaptação da obra de Victor Hugo O Corcunda de Notre Dame, de William Dieterle. Seu último trabalho foi em 2000, no filme televisivo The Last Dance, de Kevin Dowling.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.