Mostra de Cinema de Tiradentes chega ao fim com 'Sessão Bruta' vencendo prêmio principal

Ao todo, foram exibidos 169 filmes ao longo de nove dias de evento

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes chegou ao fim no último sábado. Entre 21 e 29 de janeiro de 2022, de forma online, foram exibidos 64 longas-metragens, 102 curtas e três médias, além da presença de 119 convidados.

Membros da equipe do filme 'Sessão Bruta' recebem prêmio de melhor longa na Mostra Aurora da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes em 2022. Foto: Jackson Romanelli/Universo Produção/Divulgação

PUBLICIDADE

O grande vencedor deste ano foi o filme Sessão Bruta, recebendo o Troféu Barroco como melhor filme da Mostra Aurora. Com 84 minutos de duração e categorizada como "experimental", a produção conta com a seguinte sinopse: "Rodado a quente com uma câmera Mini-DV, em 2018, sem grandes preparativos, mas com muito suor e cerveja, o filme se apresenta como uma sucessão de prólogos de um filme sempre por fazer. O que une todos é o desejo de pegar para si uma fatia do mundo."

Houve outras 11 mostras além da Aurora: Olhos Livres, Temática, Homenagem, Autorias, Praça, À Meia-noite Levarei sua Alma, Sessão Debate, Valores, 25 anos, Jovem e Mostrinha. Os Primeiros Soldados, de Rodrigo de Oliveira, recebeu o Troféu Carlos Reichenbach na mostra Olhos Livres e o curta Uma Paciência Selvagem nos Trouxe até Aqui, de Érica Sarmet, levou a mostra Foco e o Prêmio Canal Brasil de Curtas. 

A temática oficial da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes foi "cinema em transição", com curadoria de Francis Vogner dos Reis e Lila Foster, e o homenageado em 2022 foi o cineasta Adirley Queirós, de Ceilândia (DF).

O júri oficial da mostra Tiradentes foi composto por Alessandra Soares Brandão, Ivana Bentes, Marcelo Ribeiro, Ricardo Aleixo e Yuri Firmeza. Já o júri jovem foi formado por Adler Correa, Maria Sucar, Nayla Guerra, Nina Camurça e Renan Eduardo, todos entre 20 e 24 anos de idade.

Confira abaixo a lista de vencedores da 25ª Mostra Tiradentes de Cinema.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.