Pastora Jane Silva é exonerada da Secretaria Especial da Cultura

Demissão teria sido solicitada pela atriz Regina Duarte, que ainda não foi nomeada oficialmente secretária especial da Cultura

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Lindner
Foto do author Vera Rosa
Foto do author Maria Fernanda Rodrigues
Por Julia Lindner , Mateus Vargas , Vera Rosa , Tania Monteiro e Maria Fernanda Rodrigues
Atualização:

A Secretaria Especial da Cultura mudará de comando mais uma vez, de forma provisória, antes mesmo de a atriz Regina Duarte assumir a pasta. Nesta sexta-feira, 7, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, anunciou a demissão de Janicia Silva, conhecida como pastora Jane, da Secretaria de Diversidade Cultural. Após a dispensa de Roberto Alvim, no mês passado, a reverenda ocupou interinamente a Cultura e já estava acertado que seria adjunta de Regina, ou seja, a número 2 da área.

Regina Duarte vai se reunir, na tarde desta sexta, com o presidente Jair Bolsonaro, em Brasília, para tratar de suas atribuições e dos problemas que já começaram a aparecer. O Estado apurou que, embora a nota sobre a exoneração de Jane tenha sido assinada por Álvaro Antônio, foi Regina quem pediu a demissão. Nos bastidores, havia comentários de que Jane queria mandar demais e até mesmo passar por cima de Regina e do ministro ao tomar decisões na pasta. Além disso, Álvaro Antônio também se desentendeu com a pastora e não gostava dela.

Jane Silva e Regina Duarte em foto postada no Facebook Foto: Jane Silva/Facebook

PUBLICIDADE

“Por decisão do Ministro do Turismo, Marcelo Alvaro Antonio, a Secretária de Diversidade Cultural da Secretaria Especial de Cultura, Janicia Silva, será exonerada nesta data. Ainda não há nenhuma definição sobre quem irá ocupar o cargo”, diz a nota divulgada nesta sexta. No governo de Jair Bolsonaro, a Cultura está subordinada ao guarda-chuva do Turismo. 

Álvaro Antônio pretende nomear outro interino para assumir o comando da secretaria até que Regina resolva questões pessoais e possa assumir o cargo. A posse da atriz está prevista para o próximo dia 19, mas a data ainda pode ser mudada. Regina foi procurada pelo Estado, mas sua assessoria disse que ela não se manifestaria.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.