Uma atriz britânica, mas de origem brasileira, está no elenco de Senna, série que estreou na última sexta-feira, 29, na Netflix.
Kaya Scodelario, de 32 anos, interpreta Laura Harrison, uma jornalista que acompanha a carreira do tricampeão mundial de Fórmula 1. A personagem não existiu na vida real, mas representa uma amálgama de profissionais que reportaram de perto a trajetória de Ayrton - e, assim como a atriz, também tem ascendência brasileira.
A atriz é filha de pai britânico e mãe brasileira. Seus pais, Roger Humphrey e Katia Scodelario, se divorciaram quando ela era criança. Kaya se tornou fluente em português e sua família materna é natural de Itu, interior de São Paulo. Ela nasceu em West Sussex, na Inglaterra, e aos 4 anos se mudou para Londres.
“Conheço muitos brasileiros de segunda geração que não cresceram no País e sentem esse deslocamento e eu senti isso por muito tempo. Considero a minha cultura, porque fui criada em um lar brasileiro, muito mais brasileira do que britânica. A comida que eu faço, a música que eu escuto, a maneira como posso ser tão apaixonada e zangada e amorosa e tudo mais, vem muito disso. Acho que esse foi o trabalho que, sem querer soar pretensiosa, alimentou minha alma mais do que qualquer coisa que eu já tenha feito”, disse ela sobre o papel em Senna à The Hollywood Reporter.
A atriz, que esteve no Brasil na última semana para promover o novo projeto da Netflix, despontou na série Skins: Juventude à Flor da Pele (2007), quando tinha apenas 14 anos. Depois, ela esteve em produções famosas de Hollywood como Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar (2017), Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City (2021) e a saga Maze Runner (2014 a 2018). Seu trabalho mais recente, antes de Senna, foi em Magnatas do Crime, série de Guy Ritchie que estreou na Netflix no começo do ano.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.