PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Em três anos, 85% das empresas planejam produzir e vender na mesma região

Fenômeno decorre de gargalos de logística da pandemia

Foto do author Cristiane Barbieri
Por Cristiane Barbieri (Broadcast)
Pesquisa foi realizada com 1.230 executivos seniores de 14 países Foto: Arnd Wiegmann/Reuters

As mudanças no mapa da produção global, que começaram após o estrangulamento das cadeias de fornecimento pela pandemia, entraram no planejamento estratégico das companhias. Segundo pesquisa da consultoria Accenture, até 2026, 65% das empresas pretendem comprar a maioria dos itens essenciais usados na produção de fornecedores regionais, em comparação com as 38% atuais.

PUBLICIDADE

Um número ainda maior de organizações (85%) planeja fabricar e vender a maioria de seus produtos na mesma região, quase dobrando em relação aos 43% atuais.

Além da pandemia, conflitos e mudanças geopolíticas, condições climáticas extremas, até avanços tecnológicos e escassez de materiais e talentos têm entrado neste cenário. Poucas empresas, porém, conseguem manter sua resiliência e crescimento de longo prazo, em meio à turbulência, de acordo com a Accenture.

Companhias deixaram de ganhar US$ 1,6 trilhão em 2021 e 2022

Segundo o relatório, em 2021 e 2022, as empresas perderam US$ 1,6 trilhão em receitas anuais adicionais porque engenharia, fornecimento, produção ou operações foram alteradas. Ao mesmo tempo, as 25% empresas mais resilientes obtiveram receitas anuais 3,6% mais elevadas do que as 25% empresas mais vulneráveis.

Para a Accenture, isso cria um cenário de lucratividade no lugar de sobrevivência, com o redesenho das redes de fornecimento e uso de inteligência artificial.

Publicidade

A pesquisa foi realizada com 1.230 executivos seniores de engenharia, produção, cadeia de suprimentos e operações. Os entrevistados eram da Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, México, Espanha, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos.


Esta nota foi publicada no Broadcast no dia 27/10/23, às 18h08.

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.