PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Fatia de mulheres em conselhos de administração deve ficar estável em 2024

Este ano, 71 mulheres foram eleitas ou reconduzidas a conselhos em universo de 358 vagas

Foto do author Cynthia Decloedt
Por Cynthia Decloedt (Broadcast)
Atualização:
Mulher caminha na Av. Brigadeiro Faria Lima, na zona sul de Sao Paulo  Foto: Daniel Teixeira

A troca de posições nos conselhos de administração em empresas de capital aberto no início deste ano ainda não alterou a proporção das mulheres nos colegiados. Num conjunto de 43 empresas do principal índice da Bolsa (Ibovespa) em que já realizaram assembleias, 71 mulheres foram eleitas ou reconduzidas a conselhos, dentro de um total de 358 assentos que foram votados. O número representa 19,8% das vagas, segundo um levantamento da Ânima Comunicação em Governança, praticamente o mesmo porcentual de mulheres que ocupavam assentos em conselhos no ano passado. Em 2023, as mulheres estavam em 133 assentos, representando 19,9% do total de 668 existentes nas mais de 80 companhias que compunham o Ibovespa.

PUBLICIDADE

Enquanto na maioria das companhias a presença de mulheres não passa de uma ocupante no conselho, Natura, Klabin, Lojas Renner, Totvs, Sabesp e Magazine Luiza se destacam no sentido contrário, contando com três mulheres em seus conselhos.

O levantamento da Ânima mostra também que 29 empresas não terão eleições para os conselhos de administração nesta temporada. Entre elas está a Equatorial, que irá deliberar a redução do número de membros de 9 para 7 após a renúncia de conselheiros. Além disso, São Martinho e Raízen só realizarão a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária (AGOE) entre junho e julho devido ao ano fiscal, enquanto Assaí, JBS e TIM terão ratificação de conselheiros. A Arezzo, por sua vez, vai eleger somente presidente e vice-presidente do colegiado, e Copel e CPFL elegerão conselheiros após renúncias.


Este texto foi publicado no Broadcast no dia 01/05/24, às 11h00

Publicidade

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.