O desejo de brasileiros de montar o enxoval de seus filhos nos Estados Unidos fez Paula Laffront, brasileira de 34 anos, montar o próprio negócio. Ela formou uma equipe de nove consultoras, que fazem o planejamento do enxoval de acordo com os desejos e o orçamento de cada família. Feito isso, elas acompanham os pais em pelo menos dois dias intensos de compras na cidade escolhida, que pode ser Miami, Orlando, Nova York ou Las Vegas.
O serviço custa a partir de US$ 400 e, segundo Paula, os casais gastam de US$ 3 mil a US$ 8 mil em compras. Apesar da alta do dólar, a empresária que já atendeu mais de 1 mil famílias nos últimos cinco anos vê o negócio crescer. "A procura pelo serviço não diminuiu, muito pelo contrário. O que o cliente faz é reduzir um pouco o orçamento e fazer as compras com mais foco", diz.
Mas se os clientes da Paula continuam dispostos a gastar com enxovais, muitos brasileiros já colocaram o pé no freio ao viajar para o exterior. Segundo dados do Banco Central, houveretração de 18% na despesa dos turistas brasileiros fora do País em março ante o mesmo mês do ano passado, no total de US$ 1,5 bilhão. No primeiro trimestre, os gastos caíram 10,5%.