PUBLICIDADE

Perguntas, respostas e informações sobre o Imposto de Renda

Material escolar e crédito do Fies não são dedutíveis no IR

Despesas com instrução podem ser abatidas da renda tributável até o limite de R$ 3.375,83, mas há restrições quanto aos tipos de gasto

PUBLICIDADE

Foto do author Bianca Lima
Atualização:

Gastos com educação infantil, incluindo creche, podem ser deduzidos ( Foto: Estadão)

As despesas com instrução do contribuinte - bem como dos dependentes e alimentandos - podem ser abatidas da renda tributável até o limite de R$ 3.375,83.

PUBLICIDADE

Mas há restrições quanto aos tipos de gastos. São dedutíveis aqueles ligados à educação infantil (incluindo creches e pré-escola); aos ensinos fundamental, médio e superior (graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e especialização); e à educação profissional (ensinos técnico e tecnológico).

Além disso, só podem ser incluídas as despesas com o pagamento de anuidade e mensalidade. Material escolar e didático, transporte e uniforme não são passíveis de dedução.

Da mesma forma, cursos de línguas, pré-vestibular e concursos, bem como intercâmbio escolar e inscrições em congressos, não podem ser abatidos.

No caso do Fies, o pagamento do crédito educacional à Caixa Econômica Federal também não pode ser deduzido, já que trata-se de um empréstimo. Mas o valor pago à instituição de ensino pode sim ser deduzido, desde que seja no ano do efetivo pagamento.

Publicidade

Os gastos devem ser informados pelo contribuinte na ficha "Pagamentos Efetuados".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.