Publicidade

Publicidade

Governo estende gratuidade do seguro habitacional, diz CEF

Programa habitacional previa que seguro seria apenas para as famílias com renda de zero a cinco mínimos

Foto do author Adriana Fernandes
Por Isabel Sobral , Adriana Fernandes e da Agência Estado
Atualização:

O governo decidiu estender a gratuidade do seguro habitacional para as famílias com renda de cinco a dez salários mínimos que terão direito aos financiamentos subsidiados do programa Minha Casa, Minha Vida, informou nesta segunda-feira, 13, o vice-presidente de Governo da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda. Quando foi lançado o programa, no dia 25 de março, estava previsto que o seguro gratuito seria apenas para as famílias com renda de zero a cinco mínimos e, acima desse limite de renda, o seguro teria um desconto.

 

Veja também:

PUBLICIDADE

 

"Operacionalmente, percebemos que era mais complicado cobrar o seguro proporcional em algumas faixas do que torná-lo gratuito para todos, até porque o retorno seria pequeno", afirmou o vice-presidente. O Fundo Garantidor, que terá R$ 2 bilhões, é que vai cobrir a gratuidade do seguro, além de cobrir eventual inadimplência com os empréstimos das famílias com renda superior a três mínimos que momentaneamente perderem o emprego. Para ter essa cobertura, as famílias terão que ter pago pelo menos seis meses de prestações do empréstimo.

 

A Caixa começou hoje a operar os financiamentos subsidiados em suas agências e afirma ter treinado todos os seus 80 mil funcionários para atendimento aos interessados. Pelo menos um quarto desses funcionários estará exclusivamente preparado para atender os pedidos do programa.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.