Presentear um aniversariante é um comportamento bem conhecido. Menos comum é o aniversariante fazer uma oferenda, para celebrar mais um ano de sua existência. Foi assim que a Luciano Cavalcante Empreendimentos Imobiliários celebrou seus 30 anos de atividade na capital cearense: com a publicação do livro História Urbana e Imobiliária de Fortaleza. E quem ganhou com isso foi a população. Agora, dez anos depois do lançamento, a obra rendeu para o empreendedor Luciano Cavalcante Filho o prêmio Profissional - Livro, no Master Imobiliário.

O livro levou dois anos para ser concluído. “Foram feitas 50 entrevistas com pessoas que trabalharam com empreendimentos”, conta. A autoria é do escritor e jornalista Lira Neto e de Claudia Albuquerque. “Tem fotografia e uma linha do tempo muito detalhada. O Lira escreve de maneira que é muito fácil de ler, é uma leitura gostosa”, diz.
“Disposta em capítulos que reúnem passagens homogêneas da ocupação do sítio, a obra apresenta uma visão adequada da história local. Ela narra não somente acontecimentos gloriosos, mas também erros e equívocos inerentes ao processo de desenvolvimento urbano”, diz a justificativa do júri do Master.

O período abarcado pelo “História” tem início em 1500 e mostra que foi somente após Fortaleza ter um porto que começou a crescer. “Foi em 1940″, lembra Cavalcante. Até então, Sobral era economicamente mais relevante.
Outro fato marcante foi o processo de verticalização, iniciado em 1983. “A cidade começou a se verticalizar em 1983, época em que fundei a empresa. E participamos do processo desde o início”, lembra. “Nossa empresa é responsável por mais de 50% dos prédios à beira-mar”, afirma.