PUBLICIDADE

Publicidade

Na zona do euro, atividade privada tem maior contração desde novembro

Preliminar de abril do índice dos gerentes de compra foi pressionada por um forte declínio no setor de manufatura

Por Danielle Chaves e da Agência Estado
Atualização:

LONDRES - A atividade privada da zona do euro teve em abril a maior contração desde novembro, pressionada por um forte declínio no setor de manufatura, sugerindo que a região não vai se recuperar rapidamente da recessão que provavelmente está vivendo, segundo dados da Markit. O índice dos gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro preliminar de abril caiu para 47,4, de 49,1 em março.

PUBLICIDADE

O PMI industrial recuou para 46,0 em abril, de 47,7 em março, e o de serviços diminuiu para 47,9, de 49,2. Um número acima de 50 indica expansão da atividade, enquanto um valor abaixo disso aponta contração. Os resultados vieram abaixo da previsão dos economistas ouvidos pela Dow Jones, que previam PMI composto de 49,3, industrial de 48,1 e de serviços em 49,3.

Os indicadores PMI da zona do euro são elaborados com base em dados de Alemanha, França, Itália, Espanha, Irlanda, Áustria, Grécia e Holanda. O bloco saiu da recessão mais recente no terceiro trimestre de 2009. As informações são da Dow Jones.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.