Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|Live do Ensino Médio destaca trajetória educacional, desafios e conquistas dos estudantes

Durante a atividade, realizada na última semana, estudantes do Ensino Médio falaram sobre suas rotinas de estudo. 

PUBLICIDADE

Atualização:
 

 

Para celebrar os 99 anos do Ofe?lia, realizamos uma Live com os estudantes do Ensino Me?dio. Transmitida na sexta-feira, dia 5 de junho, no Instagram do colégio, a Live reuniu seis estudantes, que conversaram com o coordenador Luis Fernando Massagardi.

PUBLICIDADE

Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de falar sobre sua trajetória educacional, além de destacar os desafios e as principais conquistas  do Ensino Médio no Ofélia. Durante o bate-papo, também foram abordados temas como o ensino remoto, o estímulo ao protagonismo e a preparac?a?o para o vestibular e o TCC, entre outros assuntos.

A primeira convidada, Fernanda Azeredo, do 1º ano, abriu a conversa falando ter superado os desafios das aulas online. "No começo foi mais difícil porque, para as aulas em casa, é preciso ter organização e autodisciplina e acho que estou exigindo mais de mim. Mas, estamos seguindo bem o ritmo." 

Fernanda contou ainda: "os temas propostos nas aulas estão sendo muito interessantes e também estou conseguindo me organizar bem com os prazos e entregas dos trabalhos". 

O segundo participante, Ricardo Pacheco, 3º ano, começou falando de sua trajetória no Ofélia. "Estou no colégio desde criança e boa parte de quem eu sou e como eu cresci se deve ao Ofélia." 

Publicidade

Ricardo também falou das muitas lembranças vivenciadas durante todo seu percurso, destacando as mostras culturais das quais participou, além das visitas ao zoológico e das atividades de estudo do meio, entre outras. 

"Gosto muito de discutir sobre temas da atualidade e o colégio promove muitas discussões sobre diversos temas. E isso desde a infância, o que eu considero que tenha sido uma das coisas mais importantes na minha formação", completou Ricardo. 

Ele fez questão de falar também sobre as disciplinas eletivas. "Tive a oportunidade de participar de todas as eletivas propostas pelo colégio e o meu Trabalho de Conclusão de Curso, inclusive, surgiu de uma disciplina eletiva."

A terceira participante do bate-papo, Melissa Rosa, 3º ano, contou que começou a se interessar pelos estudos no sétimo ano. "A partir daí não parei mais de me dedicar ao aprendizado e, para mim, um diferencial é contar com a orientação dos professores, que nos ajudam a trilhar nossos caminhos de acordo com os objetivos que queremos alcançar. Por isso, o Ofélia foi muito importante por estimular a pesquisa e oferecer orientação aos estudantes", contou ela, que pretende seguir seus passos na área do ensino, atuando com educação inclusiva.

O quarto participante, Gustavo Aloe, 3º ano, também está no colégio desde a infância. "Estou no Ofélia desde o 4° ano. São muitas lembranças das saídas pedagógicas e estudos do meio. Tudo isso me proporcionou experiências muito ricas e oportunidades incríveis, que vou levar por toda minha vida." 

Publicidade

A quinta participação foi da estudante Ana Clara Oliveira, do 1º ano. Para ela: "o ensino do Ofélia é forte, porém, diferente, porque visa o aprendizado pela discussão que gera conhecimento. Vejo um ensino significativo que é o que realmente gera o conhecimento e isso fez toda a diferença em meu desenvolvimento tanto para o aprendizado quanto para a vida mesmo", explicou Ana. 

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo Fernando Cuarteiro, pai de Ana Clara, em depoimento publicado como comentário na Live, a filha virou outra pessoa depois do Ofélia. "Hoje ela é muito mais segura, comunicativa e também está com um vocabulário bem mais bonito", contou. 

Elie Bork, do 2º ano, foi o sexto participante. "Acho incrível a abertura que o Ofélia dá para a participação dos estudantes em tudo. Exemplo disso é a Rádio, que foi uma experiência muito bacana e uniu muito todo mundo. Nunca pensei que fosse dizer isso, mas, sinto falta de de ir para a escola", completou.

O coordenador Luis Fernando, finalizou a Live falando da importância da participação de todos para o sucesso do Ofélia. "Nosso trabalho só é possível porque a escola é um conjunto, uma comunidade, e envolve toda a equipe técnica que mantém o funcionamento, os professores, os coordenadores, o pessoal do administrativo, os estudantes e as famílias. Pessoas com funções diferentes que tornam esse trabalho possível. Seguimos nossas atividades por meio das plataformas digitais, com os cuidados específicos para atender cada faixa etária e sempre com respeito às diversidades", concluiu o coordenador.

Nossa proposta pedago?gica é pautada pela formac?a?o cri?tica, fundamentada na pesquisa, na produc?a?o coletiva e com um olhar pro?ximo para cada estudante. E seguimos aplicando isso, inclusive, em nossas aulas online, de forma organizada e coerente com as ideias de nossa proposta.

Publicidade

Opinião por Ofélia Fonseca
Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.