O objetivo desse estudo foi ampliar o conhecimento sobre o que acontece com os alimentos, a água e o ar durante o processo de nutrição e respiração em nosso organismo. Os alunos identificaram e relacionaram a posição e a função que os órgãos desempenham nesse processo.
"Durante as aulas, eles aprenderam como funciona o nosso corpo, perceberam algumas relações que se estabelecem entre os órgãos de um sistema e entre os chamados sistemas de nutrição. Levaram para casa as informações e, com a ajuda dos pais, realizaram o trabalho com massinha (mais um momento em que puderam colocar em prática o que aprenderam). Foi muito rico o conteúdo que conseguimos trabalhar com eles! Desde detalhadamente como funciona cada órgão, até a importância de escolher bem os alimentos que são consumidos", explica a professora Gladys Lopes.
O trabalho ofereceu, ainda, a possibilidade de falar sobre doenças que podemos ter quando algum órgão deixa de funcionar de maneira correta. "Sabia que você pode ter pedra no rim?", questiona Claudia, de 9 anos, durante uma atividade coletiva.
A professora Gladys conta que, por meio desse trabalho, os alunos avançaram em leituras mais complexas, inclusive com vocabulário específico da área. "Eles puderam formalizar o que aprenderam desde o início do ensino fundamental, como também estabeleceram novas relações dos alimentos com o corpo, o que exigiu maior concentração e consciência em suas escolhas alimentares", conclui.