Candidatos à Prefeitura de São Paulo nas eleições 2020.

Eleições 2020: 'Jornal Eldorado' entrevista todos os candidatos à Prefeitura de São Paulo

Série de sabatinas foram ao ar na cobertura do 1º e do 2º turno

Candidatos à Prefeitura de São Paulo nas eleições 2020. Foto: Estadão e Divulgação

A Rádio Eldorado acompanhou de perto toda a movimentação dos candidatos que concorreram nas eleições 2020 em todo o Brasil. Com foco especial para a cidade de São Paulo, o "Jornal Eldorado" promoveu uma série de entrevistas com todos os candidatos a prefeito da capital paulista.

No primeiro turno, a cada dia, Carolina Ercolin e Haisem Abaki entrevistaram um dos postulantes ao cargo com a participação especial de jornalistas convidados do Estadão. Todas as entrevistas tiveram início às 08h, sempre ao vivo, com 20 minutos de duração. 

Candidatos e candidatas tiveram a chance de responder às perguntas dos entrevistadores, além de apresentar e explicar suas propostas para as principais áreas de interesse da população para os próximos 4 anos, como saúde, educação, mobilidade urbana, cultura, manutenção dos espaços públicos, entre outros.

No segundo turno, Guilherme Boulos (PSOL) e Bruno Covas (PSDB) tiveram 30 minutos para apresentar suas propostas para o futuro da capital paulista.

 Ouça abaixo todas as sabatinas do 1º turno:

19.10 - Guilherme Boulos (PSOL) - clique aqui e ouça

'Urbanizar Vila Palestina será prioridade', diz Guilherme Boulos

O candidato Guilherme Boulos, do PSOL, foi o primeiro entrevistado na série de sabatinas do Jornal Eldorado. Boulos disse que investir na Vila Palestina, no extremo sul da capital, ocupada pelo MTST, não vai representar conflito de interesses. Candidato ainda falou sobre sua proposta de renda mínima e como pretende aumentar a gratuidade no transporte público. Ele foi entrevistado por Carolina Ercolin, Haisem Abaki e Adriana Ferraz.  

20.10 - Bruno Covas (PSDB) - clique aqui e ouça

Bruno Covas sobre vacina: 'Nenhuma necessidade de obrigação'

Atual prefeito e candidato à reeleição foi entrevistado na série de sabatinas do Jornal Eldorado. Bruno Covas descartou impor obrigatoriedade à população sobre a vacina contra covid-19. Prefeito ainda falou sobre Plano Diretor, tarifas de ônibus e garantiu que vai cumprir o mandato de 4 anos, se reeleito.

21.10 - Márcio França (PSB) - clique aqui e ouça

Márcio França: 'Vacina será obrigatória para pessoas de bom senso'

Em entrevista ao Jornal Eldorado, o candidato pelo PSB à prefeitura de São Paulo, Márcio França, diz que respeitará a liberdade religiosa do cidadão, mas “vacina contra Covid-19 será obrigatória para pessoas de bom senso”. Se eleito, França promete lançar ônibus com tarifa zero aos domingos e reabertura de escolas e UBSs aos finais de semana. Para isso, vai promover corte de funcionários comissionados e resgate de dinheiro de OSs. O ex-governador foi sabatinado pelos apresentadores Carolina Ercolin e Haisem Abaki e pela repórter do Estadão Paula Reverbel.

22.10 - Arthur do Val (Patriota) - clique aqui e ouça

Arthur do Val: 'Se você depender da Prefeitura, está ferrado'

Deputado estadual e candidato do Patriota foi entrevistado na série de sabatinas do Jornal Eldorado e reafirmou seus preceitos liberais na maneira como pretende gerir a maior cidade do País. Na sabatina, conduzida por Haisem Abaki, Carolina Ercolin e Matheus Lara, Artur do Val apresentou propostas sobre o fim da Cracolândia, Plano Diretor e o grave problema das enchentes.

23.10 - Celso Russomanno (Republicanos) - clique aqui e ouça

Celso Russomanno: 'Compraria vacina do Butantã'

Candidato do Republicanos foi entrevistado na série de sabatinas do Jornal Eldorado e confirmou que faria convênio para comprar as vacinas produzidas pelo Instituto Butantã, mesmo com a indisposição do governo federal. Russomanno ainda falou sobre como pretende financiar seu programa de auxílio emergencial e relativizou o resultado da última pesquisa Datafolha, em que já aparece atrás do prefeito Bruno Covas. Para Russomanno, apesar do derretimento, 'o importante é ir para o segundo turno'.

26.10 - Filipe Sabará (Novo)*

* a entrevista foi cancelada após a candidatura ser indeferida pela Justiça Eleitoral

27.10 - Joice Hasselmann (PSL) - clique aqui e ouça

Joice Hasselmann: 'Tenho prova cabal de que licitação do transporte foi fraudada'

Candidata do PSL à Prefeitura de SP participou da série de entrevistas do Jornal Eldorado e afirma pretender 'colocar tacape na mão' das empresa de transporte para promover o que chamou de 'briga de foice' com o objetivo de oferecer melhor prestação de serviço ao passageiro. Assim, segundo Joice, haveria margem para baixar a tarifa de ônibus. A deputada federal explicou como pretende reduzir linearmente o IPTU sem gerar grandes impactos na arrecadação do governo municipal. A candidata ainda falou sobre seu baixo desempenho nas pesquisas até agora e de seu rompimento com a família Bolsonaro. Joice Hasselmann foi entrevistada por Haisem Abaki, Carolina Ercolin e pelo repórter do Estadão, Pedro Venceslau.

28.10 - Jilmar Tatto (PT) - clique aqui e ouça

Jilmar Tatto: 'Voto útil pode ser para mim, não para o Boulos'

Candidato do PT à Prefeitura de SP foi entrevistado no Jornal Eldorado e falou sobre suas chances de cooptar o voto da esquerda num cenário mais favorável a Guilherme Boulos, do PSOL. Tatto ainda apresentou propostas sobre transporte público e afirmou que vai retomar legado do PT na cidade.

29.10 - Orlando Silva (PC do B) - clique aqui e ouça

Orlando Silva: “É oportuno fazer debates sobre permanência de monumentos (como o de Borba Gato)'

Segundo Orlando Silva, candidato do PCdoB a prefeitura de São Paulo, é preciso combater o racismo estrutural e discutir com a permanência de estátuas que homenageiam bandeirantes que capturavam e escravizavam indígenas e negros. O deputado e candidata Vera Lucia, do PSTU, são os os únicos concorrentes negros na corrida pelo Executivo municipal. O candidato conversou com os apresentadores do Jornal Eldorado, Carolina Ercolin e Haisem Abaki, e com o repórter do Estadão, Túlio Kruse.

30.10 - Andrea Matarazzo (PSD) - clique aqui e ouça

Andrea Matarazzo: “Brincar de fazer parque (no Minhocão) não vai resolver o problema”

Candidato do PSD à Prefeitura de São Paulo foi entrevistado nas sabatinas do Jornal Eldorado e criticou soluções viárias e urbanísticas em estudo para o Elevado Presidente João Goulart, além das obras no Vale do Anhangabaú. Ele também afirmou que “o currículo” será o critério para a indicação de cargos nas subprefeituras.

02.11 - Vera Lúcia (PSTU) - clique aqui e ouça

Vera Lúcia: “Para auxílio emergencial de SP, vamos tirar dos multibilionários”

A candidata a prefeitura de São Paulo pelo PSTU defende uma revolução socialista na cidade e novas formas de divisão de riquezas. Para financiar um auxílio emergencial de R$1.163 até o fim da pandemia às famílias mais vulneráveis, Vera Lucia propõe dar calote na dívida pública e taxar em 40% a fortuna de multimilionários da capital.

03.11 - Marina Helou (Rede) - clique aqui e ouça

Marina Helou: “Investimento na primeira infância é o mais poderoso para combater as desigualdades sociais”

Candidata da Rede Sustentabilidade foi entrevistada nas sabatinas do Jornal Eldorado e defendeu a implantação do “Bolsa Neném”, uma renda mínima mensal para mulheres com filhos de até quatro meses. Ela também falou sobre a proposta de retomada da inspeção veicular para combate à poluição, com uma taxa que “não deve ficar muito cara”.

04.11 - Levy Fidelix (PRTB) - clique aqui e ouça

Levy Fidelix: “Eu aguardava essa reciprocidade (apoio de Bolsonaro)”

O candidato do PRTB conta com o apoio do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, na corrida à prefeitura de São Paulo. Mas Levy Fidelix admite que esperava reciprocidade do presidente Jair Bolsonaro, após indicação do general em 2018 para compor a chapa do PSL. “Sou o 1o da direita, Bolsonaro veio depois e usou minhas ideais”. Candidato citou como exemplo 'idéias de liberalismo e contra a nova ordem mundial”. Fidelix classificou o candidato do Governo, Celso Russomanno (Republicanos) como “um cara de esquerda” ao ser confrontado com o fato de ter apoiado a ex-presidente Dilma Rousseff no 2o turno das eleições. No programa de governo, além de defender a mudança do aeroporto de Congonhas para a periferia da capital, o candidato propõe a canalização dos rios Tietê e Pinheiros para, na visão dele, deixar as marginais mais bonitas e sem mal cheiro.

05.11 - Antônio Carlos (PCO) - clique aqui e ouça

Antônio Carlos: “Estão propondo um crime que é a volta às aulas sem vacina”

Candidato do PCO à Prefeitura de São Paulo foi entrevistado nas sabatinas do Jornal Eldorado e propõe o cancelamento do atual ano letivo. Ele também defendeu o direito às armas em favelas e ocupações de terras contra ações da polícia e pregou a união das esquerdas em torno de Lula para enfrentar Bolsonaro.

Ouça abaixo as sabatinas do 2º turno:

23.11 - Guilherme Boulos (PSOL) - clique aqui e ouça

Guilherme Boulos quer criar “lista suja” de empresas com práticas de machismo e racismo

O candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, foi sabatinado hoje durante o Jornal Eldorado e disse que pretende divulgar os nomes de empresas que promovem o machismo e o racismo em sua política salarial. “As empresas que fizerem isso têm que ser expostas publicamente, têm que ser proibidas de firmar convênios com o poder público e multadas pela prefeitura”. Ele disse que a cassação de alvará nesses casos não foi debatida no plano de governo, mas indicou que é preciso pensar em “outras iniciativas” que impeçam que essas empresas continuem agindo “de forma impune”. Boulos também defendeu a adoção do ensino de história africana e cultura afro-brasileira nas escolas municipais e prometeu recriar a Secretaria da Igualdade Racial. Na entrevista à Rádio Eldorado, o candidato do PSOL também ressaltou que o retorno às aulas presenciais nas escolas municipais só deve ocorrer com o aval de infectologistas e após uma discussão que envolva os professores diante da pandemia do coronavírus.

26.11 - Bruno Covas (PSDB) - clique aqui e ouça

Bruno Covas: 'Não fiz loteamento de um segundo governo'

O prefeito Bruno Covas (PSDB) nega que tenha iniciado a distribuição de cargos para acomodar nomes dos 11 partidos que o apoiam na campanha pela reeleição em São Paulo. O tucano é dono da maior coligação de legendas no 1o turno e reparte entre indicados de ao menos 8 partidos as 32 subprefeituras da capital. Em sabatina na Rádio Eldorado nesta quinta-feira (26), Covas nega ter feito loteamento de um segundo governo, mas defende que pessoas de diferentes bandeiras ocupem cargos na administração municipal. 'Não adianta achar que só o meu partido tem gente preparada (...). Não adianta fazer programa sectário', argumentou. De acordo com o tucano, critérios como capacidade e honestidade entram na conta das escolhas. Segundo as últimas pesquisas de intenção de voto, Covas vence em todos os extratos sociais, mesmo entre os eleitores que recebem até 2 salários mínimos.  Mas quando se analisa a faixa etária dos eleitores, fica flagrante a diferença geracional entre os que declaram voto no atual prefeito e em seu adversário, Guilherme Boulos, do PSOL. O levantamento do Ibope desta quarta-feira aponta Covas liderando por 62% entre os com mais de 55 anos. Boulos está à frente entre os jovens, até 24 anos. Ainda assim, Covas minimizou o risco maior de abstenção do público mais velho no domingo por receio da 2a onda da pandemia em São Paulo. 'Não estou pedindo pras pessoas irem pra uma festa', alegando não enxergar conflito em pedir para seus eleitores irem às urnas no próximo dia 29.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Escolhas mais recentes

Loading...Loading...
Loading...Loading...
Loading...Loading...
Loading...Loading...
Loading...Loading...
Loading...Loading...
Loading...Loading...
Loading...Loading...

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE