Eliane Cantanhêde

Ouça os comentários diários da colunista do Estadão para o Jornal Eldorado.


Acompanhe também em:

"Com Torres, Ibaneis colocou a raposa cuidando do galinheiro"

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou o afastamento cautelar do governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha, tem 18 páginas e todos os fundamentos usados para justificar os nove grupos de medidas. Trata-se do mais duro despacho já proferido pelo ministro desde que se tornou relator do inquérito dos atos antidemocráticos. Ele reúne desde a determinação de centenas de prisões em flagrante, manda intimar governadores, prefeitos e comandantes militares e determina até a realização de diligências para identificar todos os extremistas que invadiram os prédios dos três Poderes, em Brasília. Relatório do Exército mostra que haveria cinco mil deles nos acampamentos de todo o País. Quem permanecer neles, poderá ser preso. "Hoje o Brasil acorda ainda muito machucado e perplexo, mas com Alexandre de Moraes dando sinais de resistência e vigor - que lidera desde o início dos tempos de Jair Bolsonaro. Foi Ibaneis Rocha que colocou a raposa cuidando do galinheiro porque foi buscar Anderson Torres, ministro da Justiça do ex-presidente, para ser secretário de Segurança Pública da capital da República", opina Cantanhêde.

09/01/2023 | 12h56
Ouvir episódio

Todas as edições

Enquanto professores fazem greve por melhores salários, Avança no Congresso a PEC que aumenta privilégios do Judiciário.

 A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que concede um “bônus” na remuneração de magistrados, procuradores e promotores da ativa e aposentados, o chamado quinquênio, pode trazer um impacto anual de R$ 1,8 bilhão aos cofres públicos se aprovada pelo Congresso Nacional. Após adiamento da análise na semana passada, o texto está pautado para ser apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

18/04/2024 | 13h11
Ouvir episódio

Eliane: Em confronto com o Supremo, Senado aprova o projeto de criminaliza o porte de qualquer quantidade de droga

O Senado aprovou, nesta terça-feira, 16, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que criminaliza o porte de drogas, em mais uma reação protagonizada pela Casa ao Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte analisa um processo sobre o tema com entendimento contrário ao texto votado pelos senadores.

17/04/2024 | 13h56
Ouvir episódio

Eliane: Arthur Lira reúne líderes pela primeira vez depois de chamar Alexandre Padilha de incompetente

 O presidente da Câmara, Arthur Lira, deflagrou um novo embate com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ao chamá-lo de “incompetente” e “desafeto pessoal”. Hoje, Lira reuniu líderes pela primeira vez

16/04/2024 | 13h07
Ouvir episódio

Escalada das tensões no Oriente Médio mexe com o mundo todo

Na noite de sábado, 13, mais de 300 drones e mísseis iranianos foram lançados em direção ao território israelense. Segundo o governo de Israel, 99% dos ataques foram frustrados pelo sistema de defesa antiaérea. No Brasil, o Ministério das Relações Exteriores não condenou diretamente o Irã pelo ataque, mas afirmou em nota que acompanha o cenário "com grave preocupação".

15/04/2024 | 12h46
Ouvir episódio

Veto do presidente Lula ao projeto das Saidinhas foi cuidadoso e pontual

O presidente Lula, vetou parcialmente o projeto de lei que acaba com a saída temporária de detentos do regime semiaberto, a chamada saidinha. "Lula foi cauteloso e estudou junto com o ministro da Justiça para vetar apenas 1 ponto", comenta Eliane

12/04/2024 | 13h12
Ouvir episódio

PUBLICIDADE