Eliane Cantanhêde

Ouça os comentários diários da colunista do Estadão para o Jornal Eldorado.


Acompanhe também em:

"Reunião de Lula com Pacheco foi convescote não 'DR'"

Na tentativa de contornar a crise política com o Congresso, o presidente Lula se reuniu com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Um jantar no Palácio da Alvorada foi organizado para o petista retomar o diálogo com o senador mineiro. Lula levou alguns ministros para o encontro. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), um dos mais próximos aliados de Lula e interlocutor do presidente da República junto ao senador, também participou da conversa. "Lula fez uma 'DR' com o presidente da Câmara, Arthur Lira, para acertar como melhorar a relação, liberou um monte de emendas e as coisas estão andando na Casa. Mas a reunião com Pacheco não saía, no meio tempo o governo entrou no STF contra a decisão do Senado sobre a desoneração e aí que a relação azedou de vez com o Congresso. A reunião de ontem não foi uma 'DR' com Pacheco, mas um convescote. A sensação é que Lula não tinha muito o que oferecer para o presidente do Senado", afirma Eliane.

03/05/2024 | 15h14
Ouvir episódio

Todas as edições

"Movimento sindical, PT e Lula não têm a mesma capacidade de mobilização"

Durante discurso, o presidente mostrou incômodo com a mobilização realizada para o ato. Segundo o presidente, a convocação para o evento de 1º de Maio, não foi feita como deveria, o que reduziu o público do evento. O atos em comemoração ao 1º de Maio são historicamente convocados por centrais sindicais, que organizam e controlam os eventos, convidando políticos para participar. Nem o governo nem o ministro Márcio Macedo possuem participação nas convocações ou convites, que incluíram políticos de oposição a Lula, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o prefeito da Capital, Ricardo Nunes, que não compareceram. "O evento de ontem foi um fiasco. As fotos dizem tudo; foi esvaziado. Não adianta Lula personificar a culpa, não é responsabilidade de Marcio Macedo. O movimento sindical brasileiro não é mais o mesmo. O presidente está acostumando com os grandes movimentos e o Brasil mudou. O movimento sindical não tem mais a mesma força ou capacidade de mobilização, assim como PT e o presidente", opina Cantanhêde.

02/05/2024 | 13h05
Ouvir episódio

Eliane: Governo negociou bem e Senado aprovou o Perse sem susto

O Senado aprovou nesta terça-feira, 30, em votação simbólica, o projeto de lei que reformula o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). O texto segue à sanção presidencial.

Após apelo do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a relatora do projeto de lei, senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), decidiu manter o mesmo texto aprovado na Câmara dos Deputados. 

01/05/2024 | 13h09
Ouvir episódio

Eliane comenta a pauta do Senado hoje - DPVAT e Perse

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado deve votar hoje, 30, o projeto de lei que recria o seguro para vítimas de acidente de trânsito, o DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), extinto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O projeto é relatado pelo líder do governo, Jaques Wagner (PT), e amplia espaço para gastos da União. No texto, há um trecho que permite a antecipação de R$ 15,7 bilhões em despesas. "Haddad se preparou, de véspera, para amenizar o ambiente no Senado, pois não andava muito bom. Depois de aprovar na comissão a intenção é correr para o plenário e aprovar ainda hoje. No plenário também tem a pauta do Perse - que mantém subsídios para o setor de eventos. As duas coisas são ligadas porque tem recursos do DPVAT que podem ser direcionados para o Perse e, também, para outro imbróglio entre governo e Congresso - as emendas de comissão", explica Eliane.

30/04/2024 | 15h29
Ouvir episódio

"Lula precisa de estratégia política e econômica para o Agro"

Um ano após "desconvidar" o ministro da Agricultura e Pecuária de sua festa de abertura, a Agrishow, uma das maiores feiras brasileiras do setor, realizada em Ribeirão Preto (SP), recebeu Carlos Fávaro e o vice-presidente Geraldo Alckmin com deferência. João Carlos Marchesan, presidente da Agrishow, elogiou o governo federal por apoiar a agropecuária no país. "O Agronegócio é um setor muito refratário ao presidente Lula e ao PT. Ontem teve uma abertura simbólica com dois ministros. Hoje, na abertura oficial, o ex-presidente Jair Bolsonaro participará com governadores - e cadê o governo? O presidente não consegue dar respostas a isso. Lula precisa ter uma estratégia política e econômica para um setor tão fundamental", afirma Eliane.

29/04/2024 | 13h33
Ouvir episódio

Eliane comenta decisão de Zanin sobre desoneração da folha

O ministro do Supremo Tribunal Federal Cristiano Zanin atendeu a um pedido do governo e suspendeu nesta quinta trechos da lei que prorrogou até 2027 a desoneração da folha de pagamentos de empresas e de municípios. O pedido da Advocacia-Geral da União foi enviado ao STF na quarta. O ministro concordou com o argumento do governo de que a renúncia não pode ser dada sem que ocorra a indicação do impacto orçamentário. Segundo o Zanin, sem essa previsão há risco de um desajuste significativo nas contas públicas e até mesmo do esvaziamento do regime fiscal. "O Senado queria manter o privilégio das empresas e a alegação de Lula e da AGU é de inconstitucionalidade. É mais um foco de tensão com o Judiciário no meio", diz Eliane.

26/04/2024 | 14h37
Ouvir episódio

PUBLICIDADE