Entrevistas Jornal Eldorado

Ouça aqui as entrevistas conduzidas pelos apresentadores Carolina Ercolin e Haisem Abaki


Acompanhe também em:

A cidade de São Paulo teve quilombo e pelourinho; Cartografia Negra revela onde ficavam

O Dia da Consciência Negra homenageia o líder quilombola Zumbi dos Palmares, assassinado em 20 de novembro de 1695. O quilombo dos Palmares, em Alagoas, soa como um movimento de resistência distante da história paulistana, ainda que a cidade tivesse seu próprio quilombo, o Saracura, na região do Bixiga, no centro da metrópole. O local onde hoje será construída a estação 14-Bis, da nova linha 6 do metrô, foi seio da formação de um dos principais lares de escravizados que escapavam das fazendas ou de feiras realizadas no Vale do Anhangabaú, onde eram colocados à venda. A busca por referências históricas do coletivo Cartografia Negra em arquivos públicos tem jogado luz a outras lideranças pretas e fatos nem sempre listados nos livros didáticos. “Tivemos muitas figuras de resistência negra em São Paulo, como as quituteiras e Chaguinha. A cidade possuía quilombos urbanos, como o do Saracura. Todos ficam impressionados quando revelamos nossas descobertas sobre a  existência de pelourinho ou de mercado de escravizados porque ninguém aprende na escola sobre a história dos povos afro brasileiros da capital”, explica a antropóloga Raíssa Albano de Oliveira, integrante do Cartografia Negra em entrevista à Rádio Eldorado.

21/11/2023 | 11h40
Ouvir episódio

Todas as edições

Brasil tem resultado ruim em exame internacional de educação: “Não tinha como piorar”, diz especialista

O desempenho dos estudantes em Matemática e Leitura nos países ricos durante a pandemia teve a maior queda da história na prova mais importante da educação do mundo, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Os resultados do exame, que avalia alunos de 15 anos, foram divulgados nesta terça-feira, 5. Já com notas muito baixas ao longo das edições do exame, a nota do Brasil se manteve praticamente estável na prova aplicada a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Entre os alunos brasileiros, 73% ficaram abaixo do nível 2 (o básico) em conhecimentos matemáticos. Isso significa que eles não conseguem fazer operações simples, como converter moedas e comparar distâncias percorridas por caminhos diferentes. O exame, que seria realizado em 2021, foi adiado por causa do fechamento das escolas na pandemia de covid-19. Quase 700 mil alunos em 81 países participaram da avaliação, entre os que fazem parte da OCDE e nações convidadas. Em entrevista à Rádio Eldorado, o professor de educação Guilherme Lichand, da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, disse que há o risco de se interpretar a estabilidade brasileira no Pisa como uma boa notícia. ”A gente começou ruim. Não tinha muito como piorar”, afirmou. Ele também apontou que 24% dos estudantes brasileiros de 15 anos sequer puderam ser avaliados porque estavam fora da escola. Para melhorar o desempenho na educação, o especialista defende medidas como mais investimentos, formação continuada de professores e busca ativa de alunos que abandonam os estudos.

06/12/2023 | 14h22
Ouvir episódio

Maceió: afundamento diminui, mas risco de colapso em mina permanece; ouça especialista

O Ministério de Minas e Energia informou ontem que a situação no bairro de Mutange, em Maceió, está estabilizada e caso haja o colapso de uma mina será “de forma localizada e não generalizada”. A capital alagoana decretou estado de emergência na semana passada por causa do risco iminente de desmoronamento da mina da petroquímica Braskem, que até 2019 fazia a extração de sal-gema em 35 poços abertos na cidade. A Igreja Batista do Pinheiro, uma das últimas edificações que seguiam funcionando no bairro, foi interditada pela Defesa Civil na tarde de ontem depois que um último culto foi celebrado. A engenheira geóloga Regla Toujaguez, professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), disse que, apesar da estabilização nos últimos dias, “o risco de colapso ainda existe”.

04/12/2023 | 11h46
Ouvir episódio

Reale Jr critica possível recriação do Ministério da Segurança Pública com ida de Dino para o STF

O ex-ministro da Justiça e professor da USP Miguel Reale Junior criticou hoje o eventual fatiamento do Ministério da Justiça com a recriação do Ministério da Segurança Pública. O governo ainda não assume publicamente essa possibilidade, mas estuda a medida após a saída do ministro Flávio Dino, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). “Não vejo necessidade (de recriar o Ministério da Segurança Pública). O Ministério da Justiça já está bem esvaziado com a criação de outras pastas, como a dos Direitos Humanos”, afirmou Reale durante entrevista à Rádio Eldorado. Apesar dessa posição, o ex-ministro ressaltou que “o eixo da segurança pública tem que ser dado pelo governo federal porque os Estados não podem fazer políticas diversas”.

30/11/2023 | 11h54
Ouvir episódio

Greve dos transportes: Prefeito de SP acusa sindicato de fazer ‘ato político e ideológico’ e população pagar a conta

Em entrevista à Rádio Eldorado, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, reforça o tom adotado pelo governador Tarcísio de Freitas nesta terça-feira, 28, e chama a greve do Metrô e da CPTM de “ato político”.

28/11/2023 | 13h55
Ouvir episódio

“Não vai aumentar a tarifa”, diz relator da privatização da Sabesp; votação será na semana que vem

O plenário da Assembleia Legislativa deve votar na semana que vem o projeto de desestatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), enviado pelo governador Tarcísio de Freitas. A previsão é do relator da proposta, deputado Barros Munhoz (PSDB), que espera obter de 55 a 60 votos favoráveis. A intenção do Estado foi a motivação para uma greve de metroviários, ferroviários, professores e funcionários da Sabesp realizada nesta terça-feira. Em entrevista à Rádio Eldorado, Munhoz disse que acatou em seu relatório sugestões da oposição ao governo estadual com dispositivos para evitar o aumento da tarifa e garantir estabilidade de 18 meses aos funcionários da companhia. “Não vai aumentar a tarifa”, afirmou.

28/11/2023 | 13h21
Ouvir episódio

PUBLICIDADE