Entrevistas Jornal Eldorado

Ouça aqui as entrevistas conduzidas pelos apresentadores Carolina Ercolin e Haisem Abaki


Acompanhe também em:

Delação premiada de Élcio de Queiroz é diferente das conduzidas pela Lava Jato?

O ex-PM Élcio de Queiroz fechou um acordo de delação premiada com a Polícia Federal e o Ministério Público em que confessou ter participado da execução da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, e deu novos detalhes sobre a trama.  À princípio, o instrumento que também marcou a ascensão da  Lava Jato, não pode ser comparado com os conduzidos pela operação.

Segundo José Ignacio Cano Gestoso, integrante do Laboratório de Análise da Violência da UERJ, os abusos e exceções observados na força tarefa de Curitiba eram de outra natureza. “Pessoas que não tinham provas contra elas eram encarceradas para forçar a delação. havia a insistência em focalizar em determinadas pessoas. Agora, no caso de um homicídio intencional, por enquanto não temos notícia de abuso. Ambos já estavam presos preventivamente e tinham evidências contundentes da participação no crime. Mas não sabemos em detalhes o que foi oferecido e em que condições”, avalia. 

Segundo Gestoso, “o balanço político institucional  enfraquece a Polícia Civil do Rio e fortalece a PF, porque em pouco tempo se conseguiu avançar nas investigações e obter a delação premiada”, conclui.

25/07/2023 | 14h33
Ouvir episódio

Todas as edições

Tragédia no RS: “Tivemos que montar uma força-tarefa só pra combater fake news”, diz vice-governador

O último balanço da tragédia climática do Rio Grande do Sul aponta que o número de mortos subiu para 107 e que há 136 pessoas desaparecidas, além de 67 mil em abrigos. O total de municípios atingidos chega a 425. Os dados foram atualizados pelo vice-governador Gabriel Souza, nesta quinta-feira, durante entrevista à Rádio Eldorado, durante a coluna de Eliane Cantanhêde. Ele disse que o Estado já vem contando com a ajuda do governo federal, mas defendeu que os valores mensais pagos pela dívida do Rio Grande do Sul com a União sejam aplicados na reconstrução da infraestrutura gaúcha. Em meio aos resgates dramáticos de vítimas das enchentes, Souza também criticou os disseminadores de fake news e anunciou que o Estado vai tomar providências legais contra eles. "Tivemos que montar uma força-tarefa só pra combater fake news”, afirmou. O vice-governador também lamentou a necessidade de deslocar policiais de operações de resgate para o combate de crimes, como vandalismo, saques, assaltos e casos de violência sexual em abrigos.

09/05/2024 | 12h52
Ouvir episódio

Marcio Astrini: “A única hora em que o Congresso ajuda o meio ambiente é quando está em recesso”

A tragédia climática do Rio Grande do Sul mostra a falta de preparo não só do Brasil, mas de vários países para lidar as mudanças climáticas. A constatação é de Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima. Em entrevista à Rádio Eldorado, ele ressaltou que a Ciência e especialistas já fazem alertas há muito tempo e não são ouvidos. “Se os políticos não querem ler os relatórios, basta abrir a janela de casa pra ver o que está acontecendo”, afirmou. Ele também criticou a falta de preocupação com o meio ambiente no orçamento público e especialmente as ações do Congresso para flexibilizar regras de proteção ambiental. “A única hora em que o Congresso ajuda o meio ambiente é quando está em recesso”, destacou.

09/05/2024 | 12h18
Ouvir episódio

Tragédia climática no RS: “Nós precisamos do Brasil”, diz prefeito de Santa Maria

A cidade de Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, onde cinco pessoas morreram na tragédia climática que atinge o Estado, ainda não consegue calcular quanto precisa de ajuda do governo federal para a reconstrução de casas e estradas. Em entrevista à Rádio Eldorado, o prefeito Jorge Pozzobom disse que a situação de perigo ainda não permitiu sequer a contagem das casas destruídas durante os temporais. Ele defendeu a simplificação do envio de recursos federais para socorrer os municípios atingidos pelo desastre. “Nós precisamos do Brasil”, afirmou.

08/05/2024 | 13h12
Ouvir episódio

Vacinação contra gripe completa um mês ainda longe de atingir a meta; ouça análise

Iniciada há um mês, a campanha de vacinação contra a gripe, do Ministério da Saúde, atingiu apenas 22% do público-alvo, de acordo com a pasta. Idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, e professores da rede pública de ensino, estão entre os que devem ser vacinados. Os Estados com as menores porcentagens de população vacinada são o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal. No Estado de São Paulo, o índice de vacinação está em 23%, chegando a 27% entre os idosos. O balanço foi apresentado hoje pela diretora da Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica, Maria Lígia Nerger, durante entrevista à Rádio Eldorado. A meta da campanha é atingir 90% do público-alvo. Segundo ela, a desinformação sobre vacinas nos últimos anos contribuiu para a queda na adesão da população, mas houve uma pequena recuperação em 2023. Os índices de vacinação também são baixos entre crianças e adolescentes contra a dengue e a covid.

25/04/2024 | 16h02
Ouvir episódio

Cratera de cidade do interior de SP passa por vistoria hoje; ouça especialista do IPT

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Defesa Civil do Estado realizam hoje uma vistoria técnica em uma cratera que surgiu em 2007 e avançou nos últimos anos na cidade de Lupércio, no interior de São Paulo. A erosão fica em uma propriedade particular na zona rural, mas avança para a área urbana do município, que tem mais de 3 mil habitantes. O buraco, tecnicamente chamado de voçoroca, mede atualmente cerca de 300 metros de comprimento, 25 metros de largura e 15 metros de profundidade, segundo a Prefeitura local. A Defesa Civil do Estado informa que a extensão é de 226 metros, Em entrevista à Rádio Eldorado, o pesquisador Gerson Almeida Filho, do IPT, disse que a cratera resultou da retirada da vegetação da área e da drenagem equivocada das águas da chuva, que segundo ele ocorre em vários municípios paulistas. Para o especialista, serão necessárias obras de engenharia e uma das soluções seria utilizar o próprio buraco ou fazer um novo desvio das águas.

24/04/2024 | 14h36
Ouvir episódio

PUBLICIDADE