Som a Pino
Ao vivo
Som A Pino
Roberta Martinelli Com As Novidades E Clássicos Da Música Brasileira Na Eldorado

PUBLICIDADE

Entrevistas Jornal Eldorado

Ouça aqui as entrevistas conduzidas pelos apresentadores Carolina Ercolin e Haisem Abaki


Acompanhe também em:

Prolongamento da Marginal do Rio Pinheiros é necessário? Ouça análise de especialista

Em menos de um mês, a Prefeitura de São Paulo pretende anunciar a empresa ou o consórcio responsável pelo projeto executivo e a implementação do prolongamento da Marginal do Rio Pinheiros, na zona sul da cidade. A obra é estimada em R$ 1,7 bilhão, com 8 km de extensão, mas há questionamentos sobre a efetividade e os impactos do projeto. A entrega é prevista em até quatro anos. A criação de um parque linear às margens do rio, que constava do plano original, não está garantida. O espaço de lazer estava no contrato firmado no ano passado com a esportes empresa que atualizou o projeto de prolongamento. A gestão de Ricardo Nunes (MDB) diz, contudo, que a “solução paisagística” será definida após “arbitragem dos órgãos ambientais e das concessões de uso vigentes para o local”. Uma mobilização contrária à nova via expressa já reúne cerca de 5 mil apoiadores. Em entrevista à Rádio Eldorado, o arquiteto Valter Caldana, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, disse a ligação com a ZonaSul é necessária e se trata de “um débito histórico” da cidade, mas considerou como “muito antiga” a repetição do desenho de segregar o rio. “Nós precisamos urbanizar as marginais. Elas não devem ser estradas cortando a cidade. Devem ser avenidas com moradias, escolas e comércio”, afirmou.

19/02/2024 | 11h27
Ouvir episódio

Todas as edições

Reportagem: O exterior e a economia brasileira

 A inflação americana mais alta do que o esperado pelo segundo mês consecutivo e o mercado de trabalho nos EUA ainda aquecido alteram o panorama econômico internacional. Na prática, diminuem as chances de cortes de juros pelo Fed, o que reduz também a margem de manobra para a queda da taxa Selic pelo nosso Banco Central, aqui.

O repórter especial e colunista do Estadão,  Alvaro Gribel, conta mais sobre o assunto

12/04/2024 | 13h21
Ouvir episódio

Por que motorista de Porsche que causou morte no trânsito não está preso? Ouça análise de especialista

A Justiça de São Paulo negou o pedido de prisão preventiva feito pela Polícia Civil e pelo Ministério Público para o empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, o motorista do Porsche que causou um acidente com morte em 31 de março, na Zona Leste da capital paulista. Ele bateu o carro de luxo na traseira do Sandero do motorista de aplicativo Ornaldo da Silva Viana, que morreu num hospital. Segundo testemunhas, Fernando havia ingerido bebida alcóolica, estava em alta velocidade e fugiu do local do acidente. Ao negar o pedido de prisão, a Justiça impôs algumas medidas, como: pagamento de fiança de R$ 500 mil, suspensão da CNH, proibição de sair da cidade por mais de oito dias, apreensão do passaporte e entrega do celular para perícia, entre outras restrições. Em entrevista à Rádio Eldorado, o professor de Direito Criminal do Ibmec Brasília Thiago Sorrentino considerou que “havia base para a prisão”.

11/04/2024 | 13h56
Ouvir episódio

Regulação das redes sociais é censura e fere a liberdade de expressão? Ouça análise de especialista

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e os líderes partidários da Casa decidiram criar um grupo de trabalho para discutir fake news e regulação das redes sociais, mas sem o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) na relatoria. A avaliação é de que o projeto de lei relatado pelo parlamentar está “contaminado” e, por isso, ele perdeu as condições de liderar o debate. A discussão sobre fake news voltou ao Congresso após o bilionário Elon Musk, dono a rede social X (antigo Twitter), ameaçar descumprir ordens do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relacionadas à suspensão de contas da plataforma. Com a criação de um novo grupo para debater regras de regulação o PL 2630, relatado por Orlando Silva, pode ser engavetado. Segundo o presidente da Câmara, do jeito que estava, o projeto “não ia a canto nenhum”. Em entrevista à Rádio Eldorado, o cientista de dados e colunista do Estadão Sergio Denicoli afirmou que “regulação das redes não é censura”. Para ele, a discussão começou de maneira equivocada ao dar maior ênfase às fake news. “Há muitos crimes nas redes, até venda de drogas”, alertou.

10/04/2024 | 14h43
Ouvir episódio

Reportagem: A bancada de apoio a Ricardo Nunes depois da janela partidária

A uma semana do fim do prazo de filiação partidária, que termina no dia 5 de abril, nove vereadores da capital paulista já oficializaram a troca de legenda de olho nas eleições municipais de 2024. A janela partidária deve fechar com mudanças em ao menos 13 cadeiras da Câmara Municipal de São Paulo, cerca de um quarto das bancadas, incluindo parlamentares que migraram de partido e outros que retomam o mandato para cumprir as regras eleitorais e ir às urnas em outubro. Essas e outras informações com o repórter Samuel Lima

10/04/2024 | 14h08
Ouvir episódio

Indefinição no comando deixa Petrobras em “paralisa”, afirma integrante do Conselho de Administração

A Petrobras vive “um quadro de paralisia” com a indefinição da permanência de Jean Paul Prates na presidência da empresa. A afirmação foi feita pelo advogado e economista Francisco Petros, integrante do Conselho de Administração da companhia, durante entrevista à Rádio Eldorado. Ele disse que Prates faz uma boa gestão ao manter os pilares da política de preços, do equilíbrio financeiro e da remuneração dos acionistas, mas ressalvou que o atual dirigente deveria evitar “o excesso de polêmicas públicas”. 

09/04/2024 | 14h31
Ouvir episódio

PUBLICIDADE