PUBLICIDADE

Jornal Eldorado

As principais notícias do dia com Haisem Abaki e Carolina Ercolin


SEG, TER, QUA, QUI, SEX | 06:00 ÀS 09:30
Última edição
Legado: ‘Papa Francisco trouxe olhar fixo aos marginalizados’

O doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Dayvid da Silva, afirma que o Papa Francisco deixa um legado de olhar aos pobres e marginalizados e a esperança de continuidade ao estilo franciscano. Em entrevista ao Jornal Eldorado, Silva ressaltou a importância do discurso contra guerras e pró agenda climática ao longo dos 12 anos de papado de Jorge Bergoglio, que morreu nesta segunda-feira, aos 88 anos, em Roma.

00:00:00

Todas as edições

‘Conclave será mais internacionalizado, complexo e diversificado’, avalia Arquidiocese de São Paulo

As reuniões da semana das Congregações Gerais, que começa nos próximos dias, serão decisivas na eleição do futuro papa, segundo o padre da Arquidiocese de São Paulo e diretor da Faculdade de Teologia da PUC de São Paulo. Em entrevista ao Jornal Eldorado, Boris Agustín Nef Ulloa reforça que são nas congregações pré-conclave entre os cardeais que se traça um mosaico com as demandas da igreja e os perfis que poderiam atendê-las. “Tudo se decide ali, entre todos os cardeais”, explica. Dos 137 eleitores, mais de 100 foram nomeados pelo Papa Francisco. Segundo Ulloa, o número de representantes italianos deve ser o mais baixo da história, já que o pontífice passou a nomear cardeais de países menores, das chamadas ‘periferias da igreja’. “Isso torna tudo mais internacionalizado, complexo e diversificado culturalmente falando. A periferia agora tem voz e voto”, pondera.

21/04/2025, | 11h13
00:00:00

Pesquisa aponta o Rádio como veículo mais confiável; acompanhe análise de especialista

Uma pesquisa intitulada Credibilidade das Mídias, realizada pela agência de inteligência de dados Ponto Map em parceria com a V-Tracker, revela que, apesar de as redes sociais serem o principal meio de acesso à informação para os brasileiros, os veículos tradicionais de imprensa, como rádios, televisões e jornais, são considerados os mais confiáveis. O Rádio aparece na liderança, apontado como confiável por 81% dos entrevistados, seguido por TV fechada, com 75% e sites governamentais, 71%. Redes sociais e influenciadores digitais são indicados como os com menor credibilidade. Em entrevista à Rádio Eldorado, a pesquisadora Débora Lopes, da Universidade Federal de Ouro Preto, disse que o resultado também pode ser um desdobramento da polarização política em que a busca de uma plataforma que se assemelha à opinião de uma pessoa não necessariamente significa ter confiança nela. “O Rádio é muito mais próximo. Redes sociais não são fontes, são plataformas de circulação de conteúdo”, afirmou.

21/04/2025, | 09h11
00:00:00

“Uso sem receita de canetas para emagrecer pode levar à compulsão alimentar”, alerta especialista

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu que será obrigatória a retenção de receita médica para venda de medicamentos como Ozempic, Wegovy, Saxenda, Mounjaro e similares, que são usados para o emagrecimento. A decisão passará a ter valor em junho. Para o psicólogo e psicanalista especialista em grupos de compulsão alimentar, Paulo Buosi, a restrição da venda é importante para organizar o consumo e a orientação sobre as reações à medicação. Buosi ressalta que a procura das canetas injetáveis é feita por pessoas que buscam uma saída rápida para a obesidade, que afeta um em cada três brasileiros, segundo o Atlas da Obesidade 2025. “Uso sem receita de canetas para emagrecer pode levar à compulsão alimentar”, alerta.

18/04/2025, | 11h12
00:00:00

“Por que não reduzir ruas e alargar calçadas nas cidades?”, questiona urbanista

O arquiteto e urbanista Kazuo Nakano propõe uma mudança de olhar sobre as cidades brasileiras, a partir dos dados do Censo 2022 que constatam a falta de calçadas no entorno dos lares brasileiros. O levantamento do IBGE ainda aponta como a presença de obstáculos - buracos e desníveis - perto de casa é um problema que afeta 80% da população.

Segundo o coordenador do Observatório de Lutas Urbanas e Políticas Públicas, a população está envelhecendo e calçadas seguras convidam as pessoas a sair, andar a pé, cuidar do bairro e da saúde mental. “Por que não reduzir ruas e alargar calçadas nas cidades?”, questiona o urbanista.

18/04/2025, | 11h08
00:00:00

Mary Del Priore lança livro sobre velhice no Brasil: “Quem define o velho é o jovem”

“Uma História da Velhice no Brasil”, novo livro da escritora e historiadora Mary Del Priore, é um retrato das distintas formas como a sociedade brasileira conviveu com a velhice desde a época da Colônia até os dias atuais, alternando descaso e até ojeriza com cuidado e acolhimento. O assunto ganha mais relevância nos dias atuais, quando estatísticas apontam um crescimento progressivo da presença de idosos na população. Em 2022, uma pesquisa mostrou que o número de brasileiros com mais de 65 anos cresceu 57,4% desde 2010. Já são 10,9% do total de habitantes no País, ou 22,2 milhões de pessoas. O trabalho é o tema da entrevista de Carolina Ercolin e Haisem Abaki no Jornal Eldorado.

18/04/2025, | 08h36
00:00:00

PUBLICIDADE