Jornal Eldorado

As principais notícias do dia com Haisem Abaki e Carolina Ercolin


SEG, TER, QUA, QUI, SEX | 06:00 ÀS 09:30
Enterramento de fios exige dinheiro, obra ‘quase artesanal’ e só será eficaz com 100% da rede pronta

O presidente da TelComp, Luiz Henrique Barbosa, avalia que a solução para as interrupções de fornecimento de luz em São Paulo é o enterramento de 100% dos fios. No entanto, regiões que já passaram pela mudança estrutural, como avenida Paulista e Largo da Batata, também sofreram com o apagão desde sexta-feira passada. Segundo a Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecom Competitivas, menos de 0,3% da rede está totalmente subterrânea. “A rede é uma só”, explica Barbosa pontuando contratempos para a metrópole. As obras são quase artesanais pela ocupação desordenada do subsolo, demoradas pela restrição de horário e caras (devem custar R$ 80 bilhões para enterrar 19 mil km de fios).

00:00:00

Todas as edições

PSDB tem plano B se Datena desistir? ‘Não vou nem raciocinar sobre essa hipótese’, diz José Anibal

O ex-senador José Aníbal, quadro histórico do PSDB, prefere não pensar em plano B caso o jornalista recém filiado, José Luiz Datena, desista de concorrer a um cargo executivo nas eleições de 2024. O presidente municipal da legenda se diz confiante na palavra do apresentador da Band, que assumiu o compromisso de revitalizar o centro político da cidade e dialogar com a população. “Não vou nem raciocinar sobre essa hipótese, eu conversei muito com ele”, garante.

O PSDB é o 11o partido de Datena, que é cotado para ser vice na chapa com a deputada Tábata Amaral, do PSB, ou ainda liderar a campanha tucana à prefeitura.

Em entrevista à Rádio Eldorado, Aníbal minimizou a debandada dos oito vereadores da sigla, que enfraqueceu de forma inédita a bancada no legislativo. “Há 4 anos fizemos um acordo político com o Bruno (Covas) candidato a prefeito e Ricardo (Nunes) de vice. Agora é natural que o Ricardo seja candidato à reeleição com o PSDB indicando um vice. Eles (vereadores) sequer consideram essa hipótese por uma razão simples, já estavam caminhando na direção de Bolsonaro. E com Bolsonaro o PSDB não vai” Bolsonaro é um golpista. Ele não é democrata. Representa o contrário de tudo que nós acreditamos e que levou a fundação do partido em 1988″.

Ainda que defenda a retomada de protagonismo do ninho paulista e a renovação de quadros, o ex-senador admite que o PSDB passa um péssimo sinal à sociedade ao filiar o ex-deputado estadual Fernando Cury, expulso do Cidadania e condenado por importunação sexual contra a também a ex-deputada estadual Isa Penna (PCdoB) . “Não faz o menor sentido”.

05/04/2024, | 10h20
00:00:00

Fiocruz aponta que crianças brasileiras estão ficando mais altas e obesas; ouça especialista

As crianças brasileiras estão cada vez mais altas e acima do peso ideal. A mudança foi apontada em um relatório da Fiocruz feito em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a University College London, no Reino Unido. O estudo foi feito com base nas mudanças de índice de massa corporal (IMC, a razão do peso pelo dobro da altura) de 5,7 milhões de crianças brasileiras entre 3 e 10 anos nascidas entre 2001 e 2007 e 2008 e 2014. Os resultados foram publicados na revista científica The Lancet nesta semana. Em entrevista à Rádio Eldorado, a pesquisadora associada ao Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde da Fiocruz Bahia, Carolina Vieira, disse que o aumento de um centímetro na altura média das crianças indica a melhoria na saúde e na alimentação materno-infantil. Por outro lado, ela ressaltou que o aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade permaneceu em índices elevados, como resultado de novos padrões de dieta que incluem cada vez mais alimentos ultraprocessados. Outro fator é o sedentarismo entre crianças e pré-adolescentes.


04/04/2024, | 10h11
00:00:00

60 anos do golpe de 1964: o que o passado explica sobre o presente? Ouça análise

O Estadão iniciou ontem e publica até domingo uma série de reportagens reveladoras sobre os antecedentes e as consequências do golpe de 1964, que completa 60 anos neste 31 de março. No material, estão trechos inéditos de depoimentos prestados a repórteres do Jornal da Tarde (produto do Grupo Estado) entre 1977 e 1978, quando ainda vigorava a censura do Ato Institucional nº 5 e que, agora, virão a público para contribuir com o entendimento do cenário no País nas décadas imediatamente anteriores ao golpe e nos anos que se sucederam até o início do debate sobre a anistia, que só viria a ser aplicada em 1979. Os depoimentos que o Estadão apresentar vieram de uma iniciativa de Melchiades Cunha Júnior, então redator do Jornal da Tarde que, em 1976, apresentou ao diretor Ruy Mesquita a ideia de criar um banco de informações históricas sobre aquele período marcadamente conturbado. Os depoimentos foram gravados, transcritos e depositados no arquivo do jornal com o compromisso de que seu inteiro teor não seria divulgado enquanto os entrevistados estivessem vivos. Em entrevista à Rádio Eldorado, o repórter especial e colunista do Estadão Marcelo Godoy, apresentou os entrevistados e traçou um paralelo entre 1964 e a recente tentativa golpista frustrada no País.

29/03/2024, | 10h11
00:00:00

Dengue: vacinação só deve impactar na redução de casos no ano que vem, diz secretário da Saúde de SP

O Ministério da Saúde anunciou ontem a expansão da distribuição da vacina contra a dengue para 154 novos municípios brasileiros. As cidades contempladas estão localizadas em 11 regiões: Central (ES), Betim (MG), Uberaba (MG), Uberlândia/Araguari (MG), Recife (PE), Apucarana (PR), Grande Florianópolis (SC), Aquífero Guarani (SP), Região Metropolitana de Campinas (SP), São José do Rio Preto (SP) e São Paulo (SP). Até então, 521 localidades haviam sido selecionadas para receber as doses e iniciar a imunização na rede pública, entre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Em entrevista nos estúdios da Rádio Eldorado nesta quinta-feira, o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, disse que o governo paulista ainda não havia recebido oficialmente a informação de que a vacinação será ampliada, mas considerou positiva a iniciativa. Ele ressaltou, no entanto, que o impacto na redução dos casos de dengue no Estado só deve ser sentido no ano que vem, já que a vacina disponível, do laboratório japonês Takeda, é aplicada em duas doses com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda, o que já deve coincidir com o período de desaceleração da doença neste ano. Paiva também espera que a imunização aumente com a conclusão dos estudos clínicos de uma vacina em dose única do Instituto Butantan. Segundo o secretário, a expectativa é de que o novo imunizante seja aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda em 2024.

28/03/2024, | 12h16
00:00:00

Mesmo após expulsão de Brazão, União Brasil não vai orientar bancada a votar pela prisão e cassação

O senador Efraim Filho, líder da bancada do União Brasil no Senado, afirma que o partido não vai orientar a bancada para votar pela cassação do deputado Chiquinho Brazão, ainda que tenha expulsado o parlamentar da legenda no último domingo. Também deixará os políticos do partido livres para votar na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, que hoje analisa ofício do Supremo Tribunal Federal sobre a prisão preventiva do suspeito de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018. Ainda assim, Efraim Filho entende que a casa deve aprovar a manutenção da prisão e perda de mandato do deputado fluminense.

26/03/2024, | 09h58
00:00:00

PUBLICIDADE