PUBLICIDADE

Publicidade

Com símbolos peruanos, medalhas do Pan de Lima são apresentadas

Foram produzidas 3.028 peças para os Jogos que terão início no dia 26 de julho

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A organização dos Jogos Pan-Americanos de Lima e a Sociedade Nacional de Minério, Petróleo e Energia (SNMPE) apresentaram oficialmente, nesta quinta-feira, as medalhas de ouro, prata e bronze que serão entregues aos atletas na competição, que terá início em 26 de julho. As medalhas do Parapan também foram reveladas.

Os objetos de ouro, prata e bronze que serão distribuídos aos atletas que subirão ao pódio no grande evento são talhados com símbolos do Peru e têm o objetivo de resgatar o orgulho do país sul-americano. A pedra de 12 ângulos de Cusco, a fortaleza de Kuélap de Chachapoyas e a figura do Candelabro de Ica, todos locais históricos peruanos, foram esculpidos nas medalhas. Nas peças do Parapan, a imagem escolhida foi a do Templo de Pachacamac.

Com símbolos peruanos, medalhas do Pan de Lima são apresentadas Foto: Martin Mejia/AP

PUBLICIDADE

"As medalhas serão sinônimo de orgulho para a organização e para o país, pois serão entregues aos ganhadores um símbolo da "peruanidade" que envolve o esforço de tantos peruanos e um realce à nossa história", disse o presidente do Comitê Olímpico Peruano (COPAL), Carlos Neuhaus.

Foram produzidas 3.028 medalhas para os Jogos Pan-Americanos e 1913 para o Parapan. São 1.582 douradas, 1.582 prateadas e 1.777 de bronze para as duas competições. O ouro utilizado é 24 quilates, a prata de 950 e as de bronze foram produzidas com cobre.

"É um orgulho participar desta maneira nos Jogos de Lima 2019 porque é a ocasião para mostrar ao mundo que o Peru é um país único. Nos permitiram apresentar a nossa riqueza cultural e estamos felizes em contribuir com ouro, prata e cobre", afirmou o presidente da Sociedade Nacional de Minério, Petróleo e Energia (SNMPE), Manuel Fumagalli.

A cerimônia também contou com as presenças de Alberto Valenzuela e Juan Antonio Silva, representantes do Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos de Lima, e da atleta Claudia Suárez, grande favorita a levar o ouro no paleta frontón, esporte muito popular no Peru e que será disputado pela primeira vez na história da competição.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.