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Barcelona usará logo do rapper Drake em uniforme no clássico com o Real Madrid

Ação faz parte de parceria entre os catalães e a plataforma de streaming de músicas Spotify, patrocinadora do clube

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Por Estadão Conteúdo
Atualização:

Conhecido historicamente por ter aversão a divulgar marcas em seus uniformes, o Barcelona deu mais um passo para enterrar de vez essa fama. Nesta sexta-feira, o clube espanhol anunciou que vai estampar em sua camisa uma grande coruja, logo da gravadora do rapper canadense Drake, para o clássico com o Real Madrid, no domingo, pelo Campeonato Espanhol.

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O destaque para a marca de Drake é resultado de uma parceria entre o clube catalão e o Spotify, um dos principais patrocinadores do time. A empresa decidiu fazer uma homenagem ao rapper no uniforme do Barça porque o canadense se tornou o primeiro a atingir 50 bilhões de reproduções no aplicativo de streaming.

“O Spotify concedeu o espaço privilegiado da camisa como parte da parceria com o clube. É parte de uma das ações que as duas marcas vão fazer em busca de experiências inovadoras para os fãs do futebol, ao mesmo tempo em que busca ajudar a alcançar novas audiências através da música”, afirmou o Barcelona, em comunicado.

Spotify é uma das patrocinadoras do Barcelona.  Foto: PAU BARRENA/AFP

O clube indicou que ações semelhantes serão feitas em outros jogos, na sequência da temporada. Barcelona e Spotify selaram acordo de patrocínio na temporada passada. A parceria é válida por 12 anos e inclui até os “naming rights” do Camp Nou, além de estampar a marca no uniforme dos times masculino e feminino do clube. De acordo com a imprensa espanhola, o valor do acordo se aproxima de 400 milhões de euros (cerca de R$ 2,05 bilhões).

Os acordos de patrocínio feitos pelo time catalão na última década encerraram uma tradição de 112 anos do clube sem receber pagamento para estampar marcas em sua camisa. Tudo mudou em 2011, quando o Barça, novamente em situação financeira delicada, acertou contrato de patrocínio com a Qatar Foundation.

Antes do acordo, o clube espanhol estampou ao longo de 15 anos o logo da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) como principal destaque em sua camisa.

Pedro Melo, Chief Commercial Officer (CCO) do Atlético-MG e responsável pelos contratos de patrocínios do clube, analisa a novidade de maneira positiva e acredita que, iniciativas como essa, devem se tornar recorrentes no âmbito esportivo.

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“Uma ação como essa atrai muito a atenção das pessoas e do mercado como um todo. Por ser algo que gera curiosidade e que foge do comum, a marca que fez a ação, no caso o Spotify, alcança, até mesmo de forma orgânica, mais reconhecimento e relevância. De certa forma, é uma prática pouco comum, relativamente nova e que poderá servir de inspiração para novos acordos entre clubes e empresas”, destacou.

“Acredito que esta pode ser uma tendência, pois gera ainda mais valor para o patrocinador máster que investe muito dinheiro para ter direito às propriedades. Com a opção de fazer ações como essas, que divulgam outros ativos da empresa, o patrocínio se torna ainda mais potente, relevante e atraente para as marcas”, acrescentou.

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