Publicidade

Campeonato Paulista é suspenso por tempo indeterminado em razão do coronavírus

Guarani x Ponte Preta, que acontece nesta segunda-feira, será o último jogo antes da paralisação do Estadual

PUBLICIDADE

Por Guilherme Amaro
Atualização:

O Campeonato Paulista está interrompido por tempo indeterminado a partir desta terça-feira por causa da pandemia do novo coronavírus. A decisão foi tomada em reunião entre a Federação Paulista de Futebol (FPF) e os clubes. O clássico entre Guarani x Ponte Preta, nesta segunda-feira, às 20h, no Brinco de Ouro, será o último jogo disputado antes da pausa. A suspensão também vale para a Série A2 da competição.

Na última sexta-feira, a FPF já havia fechado os portões dos estádios na capital para evitar aglomeração de pessoas. Os jogos São Paulo x Santos e Corinthians x Ituano foram disputados sem a presença de torcedores. A partida desta segunda-feira em Campinas também não terá público.

Paulistão é parado por tempo indeterminado Foto: Alex Silva/Estadão

PUBLICIDADE

Faltam duas rodadas para o fim da fase de grupos do Paulistão. Na classificação atual, o Santo André tem a melhor campanha, com 19 pontos. Santos, São Paulo e Bragantino lideram seus respectivos grupos. O Palmeiras tem 19 pontos, mas está em segundo lugar porque tem uma vitória a menos do que o Santo André. A próxima rodada, a penúltima do Estadual, seria disputada entre sexta e segunda-feira. Com destaque para a partida entre Corinthians e Palmeiras, o último clássico desta fase de grupos do Paulistão.

"O Palmeiras, desde o primeiro momento, trabalhou muito para que chegasse a esse ponto de paralisação, e que através dessa atitude a gente possa preservar vidas. O mais importante é que a gente, a partir desse momento, tome atitude de prevenção. Essa é a mensagem dos clubes, do futebol brasileiro", disse o presidente do Palmeiras, Mauricio Galiotte. "Todos nós temos responsabilidades. Tomamos a decisão também para servir de exemplo para outras categorias pararem. Vamos fazer uma avaliação a cada sete dias", afirmou o presidente do Santos, José Carlos Peres.

No domingo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a suspensão de todas as competições sob sua organização, como Copa do Brasil, torneios femininos e de base. Em relação aos campeonatos regionais, CBF afirmou que respeita a autonomia das federações estaduais e que, portanto, cada uma delas é livre para decidir o que fazer com seus torneios. Em Sergipe, por exemplo, a decisão é manter as partidas, incluisve com portões abertos. A determinação pode ser revista.

Ainda na última sexta-feira, o Ministério da Saúde recomendou a suspensão ou cancelamento ou portões fechados para todos os eventos esportivos no País. Além de São Paulo, os estádios não receberam público no fim de semana no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Distrito Federal.

Diversos eventos esportivos pelo mundo vêm sendo adiados ou cancelados. Na Europa, tudo parou. A Conmebol anunciou na última quinta-feira que a Copa Libertadores da América está suspensa. As duas primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022 também foram adiadas.

Publicidade

Gauchão é paralisado por 15 dias

O Campeonato Gaúcho e qualquer outra atividade do futebol do Estado do Rio Grande do Sul está suspenso nos próximos 15 dias. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) anunciou esta decisão nesta segunda-feira após uma reunião com dirigentes dos clubes na sede da entidade em Porto Alegre para discutir os efeitos da pandemia do novo coronavírus, denominado Covid-19.

"Após uma reunião com membros da primeira divisão e integrantes da Divisão de Acesso, decidimos não apenas suspender o Gauchão, como também toda e qualquer atividade do futebol gaúcho nos próximos 15 dias. As competições que não iniciaram terão o seu começo prorrogado. A partir daí, nos reuniremos novamente e tomaremos uma nova decisão com a ajuda de um infectologista que a Federação está trazendo", relatou o presidente da FGF, Luciano Hocsmann, em entrevista coletiva após a reunião.

A possibilidade de cancelamento do Campeonato Gaúcho é uma hipótese que existe dentro da entidade. "Não se pode descartar isso porque não sabemos como estará a situação nos próximos dias, se melhor ou pior. Não sabemos se teremos datas. Na parte da Divisão de Acesso nós teríamos como agilizar os jogos", ponderou o dirigente.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.