PUBLICIDADE

Publicidade

Em Vila lotada, Marinho quer quebrar jejum pelo Santos, e Palmeiras confia em Weverton 

Time alvinegro tenta ampliar distância do rebaixamento e alviverde busca quinto triunfo seguido

Foto do author Ricardo Magatti
Por Ricardo Magatti
Atualização:

Sem marcar há 15 jogos, o atacante Marinho encontrará neste domingo a sua última vítima, o Palmeiras. O clássico acontece às 16 horas, na Vila Belmiro lotada, com mais de 16 mil santistas. O duelo é válido pela 30ª rodada do Brasileirão e opõe um Marinho disposto a quebrar a longa seca de gols pelo Santos diante de um rival que confia muito em Weverton, goleiro que completará 200 jogos pela equipe alviverde.

O Santos vem de duas vitórias consecutivas sob o comando do técnico Carille e abriu vantagem, com 35 pontos, diante de seus principais rivais na luta contra o rebaixamento. O Palmeiras vive um momento ainda melhor. Ganhou seus quatro último confrontos e soma 52 pontos.

Marinho marcou pela última vez justamente contra o Palmeiras Foto: Ivan Storti/Santos FC

PUBLICIDADE

Marinho marcou pela última vez no dia 10 de julho, portanto há quase quatro meses, quando o Santos acabou sendo derrotado pelo Palmeiras, por 3 a 2, no Allianz Parque. Na ocasião, o atacante superou Jailson em uma cobrança de pênalti, aos 46 minutos da etapa complementar. 

Apesar de não viver uma grande fase, Marinho continua sendo o artilheiro do time, com sete bolas na rede, atrás somente de Kaio Jorge, com oito, que se transferiu para a Juventus, da Itália. Ele, inclusive, é um dos atletas que mais finalizam a gol na competição e retorna ao time titular após cumprir suspensão na vitória por 1 a 0 frente ao Athletico-PR, em Curitiba.

"Sou um cara que me cobro muito. Não venho bem. Estou há vários jogos sem marcar. Posso ficar até o fim do ano, desde que a equipe vença", falou o atacante em recente entrevista.Eu venho trabalhando, me dedicando. Sei que às vezes na técnica não vai, mas na vontade não pode faltar".

Aos 34 anos, Marinho tem 107 jogos com a camisa alvinegra e 39 gols marcados. Foi um grande destaque da equipe na última temporada, que terminou com o Santos conquistando o vice-campeonato da Copa Libertadores da América. Neste ano, porém, sofreu com lesões e não foi capaz de repetir o futebol de 2020.

Além do atacante, o técnico Fábio Carille poderá contar também com o meia Vinícius Zanocelo, que estava suspenso e com o zagueiro Emiliano Velázquez. Ele foi reavaliado após reclamar de dores musculares e deve jogar. Kaiky e Luiz Felipe, além do meio-campista Gabriel Pirani, também trabalharam normalmente e estão à disposição.

Publicidade

Weverton, por sua vez, continua em grande fase, e é do lado palmeirense um trunfo para ampliar o retrospecto diante do rival da Baixada. O time de Abel Ferreira, que conhecerá a Vila Belmiro - no ano passado, o treinador estava afastado com covid-19 quando os dois se enfrentaram no estádio - defende invencibilidade de dois anos contra o Santos. São seis jogos sem perder neste período, com quatro vitórias e dois empates.

Weverton completará 200 jogos pelo Palmeiras contra o Santos Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Weverton é o nono goleiro com mais partidas pelo Palmeiras. A lista tem Fernando Prass como o mais próximo, em oitavo, com 274 jogos. Leão, com 621 exibições pelo clube, lidera o ranking. O camisa 21 é o terceiro goleiro com a menor média de gols sofridos na história do clube: 0,693 gol/jogo (138 em 199 partidas) e alvo de elogios frequentes de Abel Ferreira, por suas atuações e também por sua postura em campo.

"Weverton, para mim é o número 1, o guarda-redes que eu sonhava para quando treinasse uma grande equipe. Ele é extraordinário, tem o pacote todo, como homem, como um dos capitães e como o que mais queremos, como goleiro", elogiou o treinador português.

Abel só não sabe se poderá contar com Jorge. O lateral-esquerdo fez alguns trabalhos durante a semana, mas não é certo que esteja à disposição. No meio, Danilo e Zé Rafael disputam uma vaga. Gustavo Scarpa, em alta, deve ser mantido entre os titulares. Se isso acontecer, Rony joga como homem de referência no ataque e Luiz Adriano permanece entre os reservas.

SANTOS X PALMEIRAS 

SANTOS - João Paulo, Danilo Boza, Robson Reis e Emiliano Velázquez; Madson, Vinicius Zanocelo, Felipe Jonatan e Marcos Guilherme; Marinho, Diego Tardelli e Lucas Braga. Técnico: Fábio Carille. 

PALMEIRAS - Weverton; Marcos Rocha, Gómez, Luan e Piquerez; Felipe Melo, Zé Rafael, Raphael Veiga, Gustavo Scarpa (Luiz Adriano) e Dudu; Rony. Técnico: Abel Ferreira.

Publicidade

ÁRBITRO - Raphael Claus (Fifa/SP)

HORÁRIO - 16h

LOCAL - Vila Belmiro

TV - Globo, Premiere e TNT

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.