Publicidade

FPF decide que Campeonato Paulista não terá rodada no próximo fim de semana

Entidade suspende os próximos jogos e por enquanto descarta acionar a Justiça para poder viabilizar o campeonato

PUBLICIDADE

Por Ciro Campos
Atualização:

A Federação Paulista de Futebol (FPF) e os clubes se reuniram em encontro virtual nesta quinta-feira e decidiram que o Campeonato Paulista não terá rodada no próximo fim de semana. Os oito jogos previstos estão por enquanto suspensos, já que a entidade optou por não transferir as partidas para outro Estado e a realização de eventos esportivos em São Paulo está proibida pelo governo estadual. A mudança de sede havia sido planejada inicialmente para evitar justamente essa restrição. 

A opção por entrar na Justiça com um mandado de segurança para realizar os jogos em São Paulo foi descartada pelos clubes. Apesar de a FPF ter essa vontade, as equipes preferiram não judicializar o caso por enquanto. Em nota oficial, a FPF explicou que a suspensão desta rodada não significa que os demais jogos previstos também serão desmarcados. Haverá um novo encontro na segunda-feira pela manhã para analisar os próximos passos.

Federação Paulista de Futebol tenta se organizar para manter a disputa do Campeonato Paulista Foto: Alex Silva/Estadão

PUBLICIDADE

Para determinar se a FPF ia acionar a Justiça, houve uma votação entre os 16 clubes. Pelo placar de 9 a 7, ficou definido que por enquanto essa opção não seria buscada. Quem se posicionou a favor do mandado de segurança foram Guarani, Ituano, São Paulo, São Bento, Novorizontino e Inter de Limeira e Mirassol. Votaram contra Palmeiras, Santos, Corinthians, Botafogo, Ponte Preta, Santo André, Red Bull Bragantino, São Caetano e, por fim, a Ferroviária, que desempatou a disputa.

A FPF explicou também que continuará em contato contínuo com o governo de São Paulo, CBF e autoridades de outros Estados para viabilizar a realização dos jogos da próxima semana. Até agora, o campeonato está com nove partidas suspensas: oito do fim de semana e mais o encontro entre São Bento e Palmeiras, que seria realizado na última quarta-feira em Belo Horizonte.

O encontro desta quinta foi convocado em caráter de emergência pela FPF nesta manhã. A entidade reuniu os clubes após as tentativas anteriores de manter o campeonato não terem sucesso. A primeira investida foi em tentar conversar o governo estadual. Depois, a FPF acionou o Ministério Público (MP). Na sequência a opção se tornou procurar um outro Estado para receber as partidas, mas Rio de Janeiro e Minas Gerais vetaram a ideia.

Presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, defende que o Estadual seja retomado Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

Os últimos jogos do Campeonato Paulista foram realizados no fim de semana passada. Desde a última segunda-feira entrou em vigor em todo o Estado a chamada fase emergencial de combate à pandemia. Até dia 30 de março está prevista a aplicação de medidas rígidas e a suspensão de atividades esportivas coletivas. O período de 15 dias coincide com a realização de 25 partidas do Estadual.

A FPF e os clubes acordaram dias atrás que o Campeonato Paulista terá o calendário cumprido e vai terminar em 23 de maio, como previsto inicialmente. A entidade entende que se for adotado o sistema de "bolha de segurança" e a rotina frequente de testes, não há riscos de prosseguir com a competição. A proposta apresentada pela FPF e recusada pelo MP era de manter os elencos concentrados durante os próximos dias e não permitir o contato dos jogadores com outras pessoas fora da delegação.

Publicidade

NOTA OFICIAL

A Federação Paulista de Futebol, os 16 clubes do Paulistão Sicredi – Série A1, os Sindicatos dos Atletas, dos Árbitros e dos Treinadores se reuniram virtualmente nesta quinta-feira. Deste encontro, a FPF, os clubes e os Sindicatos decidiram que: 1 - Após diversas tratativas com governos estaduais, municipais, CBF e federações, a rodada 5 do Paulistão Sicredi está suspensa e não acontecerá neste fim de semana. As novas datas serão divulgadas oportunamente; 2 -O Dr. Rui Fragoso, do escritório Fragoso Advocacia, apresentou para avaliação de todos os clubes o conceito de judicialização do caso. Embora tenham argumentos jurídicos e científicos que sustentem a segurança do Protocolo de Saúde do futebol, FPF e clubes decidiram por não ingressar neste momento com Mandado de Segurança; 3 -  Para as demais rodadas deste período da Fase Emergencial, a FPF permanece em contato com autoridades estaduais, municipais, federações e CBF para tentar viabilizar a realização dos jogos da próxima semana; 4 - Uma nova reunião entre os clubes e a FPF ficou agendada para a próxima segunda-feira, dia 22, às 10h.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.