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Real Madrid se mantém na liderança das marcas mais valiosas. Veja o top 10

Relatório da Brand Finance mostra que receitas do clube merengue caíram 13,8%, mas a equipe continua na ponta do ranking

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Por Redação
Atualização:

Mesmo com os prejuízos econômicos acarretados pela pandemia do novo coronavírus, o Real Madrid continua sendo o clube de futebol mais valioso do mundo. Isso é o que diz o mais recente relatório da consultoria inglesa Brand Finance divulgado nesta quarta-feira. O estudo ainda mostra que o valor da marca merengue teve uma queda de 13,8% e, em contrapartida, o Barcelona um aumento de 1,4%.

"Hoje, duas marcas espanholas no mundo do futebol vestem a Espanha. Sem dúvida, o esporte espanhol é mais um orgulho dos espanhóis e mostra o poder brando de nossa nação", disse Teresa de Lemus, diretora administrativa de finanças de marca, ao jornal espanhol Marca.

Real Madrid tem a marca mais valiosa do mundo no futebol Foto: Divulgação/Real Madrid

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Apesar do recuo, considerado extraordinário em decorrência do contexto em que mundo se encontra, as projeções da marca Real Madrid são otimistas. O clube expandiu sua oferta comercial com o lançamento do Real Madrid Next, voltada em parcerias tecnológicas. Outro fator identificado pelo estudo e que comprova o poderio do time da capital espanhola é o chamado grau de resiliência. Trata-se do potencial da marca em superar crises sem ter a reputação ameaçada. A pontuação é a mais alta da Europa e em uma escala de zero a cem, chega a 94,9.

Porém, os merengues contam com uma concorrência que existe também dentro de campo. As projeções do rival catalão também não deixam a desejar. Diferente da queda de receita acumulada pelos merengues, o Barcelona teve um aumento de 1,4% no mesmo período e diminuiu a diferença. O Real Madrid fechou suas receitas anuais em 1,419 bilhão de euros (R$ 8,617 bilhões), enquanto o Barcelona em 1,413 bilhão de euros (R$ 8,580 bilhões). A marca catalã também possui projetos voltas a setor de tecnologia e projeta a construção de um novo estádio.

O relatório aponta que entre as marcas mais valiosas do mundo, o domínio é dos ingleses. Dos 50 mais ricos, 19 são localizados no país. A presença tem como integrantes inclusive equipes que não são as mais tradicionais da liga local. Leicester e Wolverhampton aparecem em posições de destaque graças ao auxílio de elevadas médias de público e de investidores internacionais.

O futebol de alto nível tem sido confrontado com a maior ameaça existencial desde a Segunda Guerra Mundial. A perda de renda, juntamente com as preocupações com a saúde sobre aglomerações, levantaram pontos de interrogação sobre o futuro do setor

Richard Haigh, Diretor administrativo da consultoria Brand Finance

Apesar dos valores, a pandemia do novo coronavírus representa um grande golpe para os times europeus. O relatório aponta que pela primeira vez em seis anos o valor das marcas dos 50 principais times do muito registrou queda. O impacto em receitas relacionadas a jogos, direitos comerciais e cotas de televisão chega a ser de R$ 4,5 bilhões. "O futebol de alto nível tem sido confrontado com a maior ameaça existencial desde a Segunda Guerra Mundial. A perda de renda, juntamente com as preocupações com a saúde sobre aglomerações, levantaram pontos de interrogação sobre o futuro do setor e a resiliência financeira dos clubes em todos os níveis", explicou o diretor administrativo da consultoria, Richard Haigh.

Confira o ranking dos clubes mais valiosos do mundo

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  • Real Madrid – R$ 8,617 bilhões
  • Barcelona – R$ 8,580 bilhões
  • Manchester United – R$ 7,89 bilhões
  • Liverpool – R$ 7,28 bilhões
  • Manchester City – R$ 6,69 bilhões
  • Bayern de Munique – R$ 6 bilhões
  • Paris Saint-Germain – R$ 5,87 bilhões
  • Chelsea – R$ 5,76 bilhões
  • Tottenham – R$ 4,78 bilhões
  • Arsenal – R$ 4,33 bilhões