PUBLICIDADE

Publicidade

Paulistão tem Palmeiras enfraquecido, São Paulo reformulado e Corinthians e Santos com novo técnico

Atual campeão perdeu Gustavo Scarpa e deve perder Danilo, mas desponta como time a ser batido pelos rivais; Estadual começa neste sábado

PUBLICIDADE

Foto do author Ricardo Magatti
Por Ricardo Magatti

Primeira competição de futebol realizada no Brasil, em 1902, o Campeonato Paulista retorna para mais uma temporada. Neste sábado, às 16h, Inter de Limeira x São Bernardo dão o pontapé inicial da 121ª edição do Estadual mais prestigiado do País, que tem sido dominado pelo Palmeiras no começo desta década.

PUBLICIDADE

O time alviverde esteve presente nas últimas três finais. Ergueu a taça em 2020 e 2022 ao bater Corinthians e São Paulo, respectivamente, e foi vice em 2021, depois de ser derrotado pelo rival tricolor.

O Palmeiras é considerado o time a ser batido pelos rivais pelo protagonismo alcançado no cenário nacional e continental nos últimos anos. Dono de 24 troféus do Estadual, o time de santos manteve a base e vai começar a temporada sem reforços, algo inédito na Era Crefisa.

No entanto, o elenco está enfraquecido, já que perdeu um de seus titulares mais importantes: Gustavo Scarpa, hoje no Nottingham Forest, da Inglaterra. Danilo também está na iminência de deixar o clube rumo ao futebol europeu.

Mas Abel considera como reforço a promoção de sete jovens campeões da Copinha em 2022 para o profissional, entre eles fenômeno Endrick, e a recuperação de lesão do volante Jailson e do meio-campista Raphael Veiga. “Acho importante essa mescla, porque os jogadores mais jovens vêm com aquela vontade de mostrar, de jogar, fazer de tudo”, afirmou Veiga, sobre o grupo, que considera “equilibrado”. O primeiro desafio do atual campeão paulista é contra o São Bento, neste sábado, às 18h30, no Allianz Parque.

Palmeiras foi campeão paulista em 2022 com goleada sobre o São Paulo na final Foto: Amanda Perobelli/Reuters

Corinthians com poucas, mas significativas mudanças

Maior campeão estadual, com 30 conquistas, o Corinthians começa 2023 com poucas, mas significativas mudanças. A principal delas aconteceu na comissão técnica. Vítor Pereira deixou o clube e acertou com o Flamengo, o que fez a torcida corintiana chamar o português de traidor.

O Corinthians trouxe Fernando Lázaro, ex-auxiliar técnico da equipe, para substituir o técnico português. Ele é filho do ex-lateral Zé Maria, ídolo corintiano. “O que eu penso: o time precisa ser equilibrado. Temos características para isso”, disse Lázaro sobre sua ideia de jogo para a equipe.

Publicidade

Fernando Lázaro vai comandar o Corinthians em 2023 Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Ele gosta de trabalhar com um elenco enxuto, que foi reforçado com o lateral-esquerdo Matheus Bidu e o atacante paraguaio Angel Romero, de volta ao clube após três anos e meio. Yuri Alberto foi comprado em definitivo e assinou contrato válido até dezembro de 2027.

Para conseguir a manutenção do centroavante, a diretoria fez uma engenharia no acordo com o Zenit, cedendo o zagueiro Robert Renan, de 19 anos, e o volante Du Queiroz, 23, além de dar ao clube russo prioridade na compra do jovem atacante Pedro.

O Corinthians é o único dos quatro grandes a estrear fora de casa. No Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, encara o Bragantino domingo, às 16h.

São Paulo rejuvenescido

Dos grandes, o São Paulo foi quem mais contratou. São seis novos jogadores em relação à temporada passada. O clube reformulou seu elenco a pedido de Rogério Ceni, que queria um grupo mais jovem e recebeu, uma vez que também saíram atletas veteranos, como Nikão e Patrick, além de Miranda, que se aposentou. A prioridade foi buscar atacantes rápidos que jogam pelos lados, casos de Pedrinho e Marcos Paulo.

Jhegson Méndez é um dos seis reforços do São Paulo para 2023 Foto: Rubens Chiri/SPFC

PUBLICIDADE

Também chegaram o goleiro Rafael, o zagueiro Alan Franco, o volante Jhegson Méndez e o meia Wellington Rato. “Tentamos nos destacar, mas o coletivo está na frente. Se o time ganhar jogos e títulos, será um ano bom para todos”, disse o equatoriano Méndez. Dono de 22 troféus estaduais, o São Paulo estreia no Paulistão no domingo, às 18h30, em duelo com o Ituano, no Morumbi.

Santos sob nova direção (de novo)

Depois de mais uma temporada ruim, o Santos também se mexeu e trouxe cinco reforços: o goleiro Vladimir, o lateral João Lucas, o zagueiro Messias, o volante Dodi e o atacante Stiven Mendoza. A equipe está sob nova direção, de Odair Hellmann. Paulo Roberto Falcão é o coordenador do clube.

A expectativa é que, depois de cinco técnicos diferentes em 2022 - Fábio Carille, Fabián Bustos, Marcelo Fernandes, Lisca e Orlando Ribeiro, Odair acabe com a instabilidade em relação ao comando técnico e faça com que o Santos volte a ser competitivo.

Publicidade

“Os meus trabalhos são de longo prazo”, disse o treinador. “Quero fazer no Santos o que fiz em outras equipes. Fechar meu ciclo. Conseguir dar passos na parte técnica, conquistar objetivos. Prometo muito respeito ao clube que trabalho, muito comprometimento. Convenço os jogadores disso”.

Odair Hellmann comanda treinamento do Santos no CT Rei Pelé Foto: Ivan Storti/Santos FC

O Santos faz sua estreia no domingo, às 18h30, diante do Mirassol, na Vila Belmiro. Será o primeiro jogo após a morte do Rei Pelé, que foi velado no estádio onde tantas vezes brilhou.

Portuguesa, quase SAF, na elite

A Portuguesa conquistou o acesso após sete anos longe da elite do futebol paulista e volta a jogar o Paulistão depois de anos de agruras e problemas financeiros graves. O clube trabalha para virar Sociedade Anônima do Futebol e zerar dívida de R$ 480 milhões.

A mudança para SAF foi aprovada em junho pelos sócios da Lusa, mas o processo ainda não foi concluído. Há outras etapas a serem finalizadas antes da implementação da SAF. “Sabemos das dificuldades, mas queremos fazer uma campanha segura, fincar raízes entre os principais clubes do estado e buscar uma vaga na Série D”, disse o presidente Antonio Castanheira.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.