Publicidade

Raphinha dá assistência, Pedri marca e Barcelona supera Getafe no Espanhol; Real Madrid bate Bilbao

Ponta da seleção brasileira construiu jogada do único gol dos catalães em triunfo que os mantêm na liderança; fora de casa, merengues também vencem e seguem na cola do rival

PUBLICIDADE

Por Estadão Conteúdo

Com assistência do brasileiro Raphinha e gol de Pedri, o Barcelona confirmou o favoritismo e derrotou o Getafe por 1 a 0 neste domingo, no Camp Nou, pela 18ª rodada do Campeonato Espanhol. Assim, chegou a oito jogos de invencibilidade e somou seu 44º ponto na tabela de classificação, na qual ocupa a primeira colocação.

O Getafe, por outro lado, conheceu a terceira derrota consecutiva e ficou na 16ª posição, com 17 pontos, próximo da zona de rebaixamento.

Pedri recebe assistência de Raphinha e chuta para marcar o gol da vitória do Barcelona sobre o Getafe, pelo Campeonato Espanhol. Foto: Siu Wu/EFE

PUBLICIDADE

Com o Barcelona embalado, o técnico Xavi apostou em uma formação com Raphinha, Fati e Dembélé no setor ofensivo. No primeiro tempo, o time catalão foi superior, mas encontrou um adversário fechado, ciente do poderio de um dos favoritos ao título espanhol.

O Barcelona encontrou dificuldade em furar o bloqueio do Getafe e foi fazer isso apenas aos 35 minutos, quando abriu o placar. Raphinha cruzou para Pedri, que pegou de primeira para fazer um belo gol no Camp Nou. A resposta veio na sequência, mas Ter Stegen fez um milagre no arremate de Borja Mayoral.

Apesar da pressão dos quase 80 mil torcedores presentes no estádio, o Barcelona fez um segundo tempo discreto. Teve a posse de bola, mas não conseguiu criar muitas chances claras, mérito da tática do Getafe, que se abdicou de atacar para segurar o rival.

O Barcelona teve a melhor oportunidade da segunda etapa aos 40 minutos. Kessie saiu na frente de David Seria, mas acabou chutando no meio, facilitando a defesa do goleiro, que impediu que o time catalão ampliasse. No entanto, não conseguiu impedir a derrota.

Benzema e Kroos marcam, Real vence Bilbao e se reabilita

Benzema comemora com seus companheiros de Real Madrid o primeiro gol de seu time na vitória fora de casa sobre o Athletic Bilbao. Foto: Vincent West/Reuters

Com gols de Benzema e Kroos, o Real Madrid venceu o Athletic Bilbao por 2 a 0 neste domingo, no San Mamés, pela 18ª rodada do Espanhol. A vitória foi essencial para que o Barcelona não abrisse ainda mais distância na tabela de classificação.

Publicidade

O resultado deixou o Real Madrid na segunda posição, com 41 pontos, contra 44 do rival catalão, que lidera o torneio. Real Sociedad, com 38, e Atlético de Madrid, com 31, completam o grupo da Liga dos Campeões da Europa. O Athletic Bilbao, por sua vez, conheceu a sua quarta derrota consecutiva. Com isso, acabou ficando em oitavo lugar, com 26 pontos.

O Real Madrid começou pressionando o rival, mas o Bilbao colocou Courtois para trabalhar em vários momentos da partida. Aos nove minutos, o goleiro salvou com a ponta dos dedos um arremate de Paredes. O time da casa desperdiçou grandes oportunidades de abrir o marcador e acabou castigado.

Aos 23 minutos, Valverde mandou a bola para dentro da área, Asensio tentou o cabeceio e jogou para trás, melhor para Benzema, que acertou um bonito voleio para fazer 1 a 0. O Bilbao acabou sentindo o gol e passou a assistir o Real jogar. Vinícius Júnior ainda teve a chance de ampliar ainda no primeiro tempo, mas jogou nas mãos de Unai Simón.

Na segunda etapa, o domínio foi total do Real Madrid. Apesar de não criar muitas oportunidades, o time merengue anulou o rival e não o deixou criar. A primeira grande chance foi apenas aos 20 minutos, quando Asensio recebeu de Benzema e mandou rente à trave.

PUBLICIDADE

O Bilbao chegou a marcar, em uma das poucas chegadas no ataque, com Iñaki Williams, mas a arbitragem pegou impedimento e anulou o lance, melhor para o Real, que ampliou aos 44 minutos. Rodrygo recuperou a bola no meio de campo, tabelou com Valverde e deu para Kroos. O alemão chutou de primeira para dar números finais ao embate.

A vitória acaba espantando a crise em cima do Real Madrid, que vinha passando por um momento conturbado na temporada, fazendo até o técnico Ancelotti prometer ir com tudo em busca do título do Mundial de Clubes.

Ainda neste domingo, o Villarreal (5º) derrotou o Girona (11º) no El Madrigal por 1 a 0, enquanto Elche (20º) e Osasuna (7º) ficaram no 1 a 1, no Manuel Martínez Valero.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.