PUBLICIDADE

Publicidade

Real Madrid e Barcelona avançam de fase na Copa do Rei com gols brasileiros

Vinícius Júnior e Éder Militão empurram merengues em virada sobre o Villarreal; Raphinha faz gol e dá assistência em classificação catalã diante do Ceuta

Foto do author Redação
Por Redação

O Real Madrid reverteu uma desvantagem de dois gols nesta quinta-feira, em duelo com o Villarreal pelas oitavas de final da Copa do Rei, e conquistou uma vitória por 3 a 2 no Estádio de La Cerámica para avançar às quartas de final. Já o líder do Campeonato Espanhol e campeão da Supercopa da Espanha no último domingo, ao vencer o rival merengue, o Barcelona goleou o modesto Ceuta por 5 a 0.

PUBLICIDADE

A equipe comandada por Carlo Ancelotti terminou a etapa inicial perdendo por 2 a 0, após sofrer gols de Capoue e Chukwueze, mas buscou o empate ao balançar as redes com Vini Jr. e Éder Militão, antes de virar aos 40 do segundo tempo, quando Ceballos decidiu a partida.

O adversário do time merengue na próxima fase será definido por sorteio. Os classificados para as quartas são Barcelona, Atlético de Madrid, Valencia, Sevilla, Osasuna, Real Sociedad e Athletic Bilbao.

Éder Militão marcou um dos gols da virada do Real Madrid sobre o Villarreal. Foto: Jose Breton/ AP

Derrotado na final da Supercopa da Espanha para o rival Barcelona no final de semana, o Real Madrid começou o jogo desta quinta preocupando a torcida novamente. Foi surpreendido muito cedo e sofreu um gol após batida forte de Capoue, servido por Gerard Moreno, com apenas três minutos de bola rolando. A tentativa de reação foi liderada por nomes como o atacante Rodrygo e o lateral-esquerdo Mendy, que tiveram bastante iniciativa no campo de ataque, mas não conseguiram transformar as situações ofensivas em gol.

Nos minutos finais antes do intervalo, o Villarreal passou a frequentar mais o campo de defesa merengue, pressionou e encontrou o segundo gol aos 41 minutos, em mais um lance com participação de gerard Moreno, que deu lindo passe para Chukwueze superar Courtois. Pouco depois, o goleiro belga fez uma excelente defesa para evitar o terceiro gol dos donos da casa, após finalização de Alberto Moreno.

Apesar da desvantagem de dois gols, Carlo Ancelotti não promoveu nenhuma mudança para o segundo tempo. Após dez minutos do início, contudo, viu que o time continuava sem funcionar e colocou Asensio e Ceballos nos lugares de Rodrygo e Kroos, respectivamente. Em seu primeiro minuto em campo, Asensio recebeu de Benzema em um lance rápido e tocou para Vini Jr. fazer o primeiro gol madrilenho da partida.

O gol de empate também foi brasileiro com participação de Benzema. Aos 24 minutos, o centroavante francês cabeceou e viu o goleiro Jörgensen espalmar, mas Éder Militão ficou com a sobra e deixou tudo igual. A virada saiu aos 40 minutos, quando Vinir Jr. enfiou a bola para dentro da área. Asensio dominou e rolou para Ceballos acertar no canto esquerdo.

Publicidade

BARCELONA

A goleada do Barcelona sobre o Ceuta teve importante participação de Raphinha, autor de um gol e uma assistência, e de Kessié, que também balançou a rede, além de contribuir com um passe para gol. O astro polonês Lewandowski marcou duas vezes e Ansu Fati fez um.

O jogo foi disputado na casa do adversário, em Ceuta, cidade localizada em território africano, na fronteira com o Marrocos, mas que pertence à Espanha, embora sem reconhecimento oficial dos marroquinos. Para chegar até lá, a delegação catalã viajou de helicóptero.

Raphinha é decisivo para classificação do Barcelona para a próxima fase da Copa do Rei. Foto: Antonio Sempere/ AP

O Barcelona teve a posse de bola durante a maior parte do primeiro tempo, mas mostrou dificuldades na criação de jogadas, tanto que pouco finalizou. A rede só foi balançada perto do final do primeiro tempo, aos 40 minutos, quando Raphinha recebeu de Kessié pela direita e chutou da entrada da área para vencer o goleiro Mejías.

PUBLICIDADE

O time barcelonista melhorou na volta para o segundo tempo e foi capaz de articular jogadas mais eficientes no campo de ataque. Logo aos quatro minutos, Kessié foi decisivo mais uma vez, ao roubar a bola e acertar um cruzamento rasteiro para dentro da área, onde Lewandowski desviou para o gol. A partir daí, o domínio foi todo do Barcelona, com uma série de jogadas perigosas, como uma finalização de Raphinha defendida por Mejías.

O terceiro gol foi marcado por Ansu Fati, que entrou no lugar de Ferran Torres e, dez minutos depois, chutou forte após limpar a marcação para superar o goleiro adversário. Protagonistas da partida, Raphinha e Kessié voltaram a se destacar aos 31 minutos. O brasileiro cruzou e o marfinense fez de cabeça. Aos 44, Lewandowski acertou o canto esquerdo e fechou a goleada.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.