PUBLICIDADE

Publicidade

Resumo da Copa Feminina: Japão massacra Espanha, Austrália elimina Canadá e Zâmbia marca 1000º gol

Dormiu e não viu os jogos do Mundial? O ‘Estadão’ separa os principais acontecimentos do 12º dia do torneio; veja programação dos próximos jogos também

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A madrugada desta segunda-feira, dia 31, viu a definição dos Grupos B e C da Copa do Mundo feminina de 2023. A Austrália goleou o Canadá e se classificou em primeiro lugar do Grupo B, enquanto Nigéria e Irlanda empataram em um jogo sem gols. Melhor para o time africano, que passou em segundo. Veja a tabela.

PUBLICIDADE

No duelo entre duas das favoritas do Mundial, o Japão não tomou conhecimento da Espanha e goleou as europeias. A Zâmbia venceu da Costa Rica com direito ao milésimo gol dos Mundiais e ao gol mais rápido da atual edição do torneio, mas a vitória pouco importou pois as japonesas e as espanholas já estavam classificadas pelo Grupo C.

Dormiu e não conseguiu acompanhar o Mundial Feminino? O Estadão resume o décimo segundo dia da competição para você e informa a programação do dia seguinte.

Japão aposta no contra-ataque, não toma conhecimento da Espanha e goleia europeias

A partida entre Japão e Espanha foi vendida como um confronto entre duas das principais favoritas ao título. Se no papel isso era verdade, em campo algo completamente diferente foi visto. No jogo válido pelo Grupo C, as japonesas não tomaram conhecimento das espanholas e aplicaram um sonoro 4 a 0. A Espanha foi presa fácil.

As jogadoras japonesas celebram a vitória contra a Espanha e a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo de 2023. Foto: John Cowpland/AP Photo

Abdicando da posse de bola, a equipe nipônica fechou sua defesa e apostou nos contra-ataques. A Espanha até rondou a área japonesa, mas levou pouco perigo. Quando recuperava a bola, o Japão era mortal. Foram três chutes e três gols no primeiro tempo. Na segunda etapa, o mesmo roteiro se repetiu. As asiáticas, no entanto, só aumentaram a vantagem ao final do jogo. Com o 4 a 0, o Japão garante o melhor ataque e a melhor defesa da fase de grupo.

Classificada em primeiro lugar, a seleção japonesa pegará a Noruega nas oitavas de final. A Espanha, apesar do baile tomado, também se classificou para a próxima fase e jogará contra a Suíça.

Zâmbia vence Costa Rica com o milésimo gol dos Mundiais e tento mais rápido da edição

A partida entre Zâmbia e Costa Rica podia até não valer nada em termos de classificação, afinal, ambas as equipes do Grupo C já entraram em campo eliminadas do torneio. A vitória por 3 a 1 da seleção zambiana, no entanto, foi histórica por uma série de fatores.

Publicidade

As jogadoras da Zâmbia celebram o terceiro gol de sua seleção em partida contra a Costa Rica.  Foto: Juan Mendez/AP

Com um gol aos 2 minutos e 11 segundos, a zagueira Lushomo Mweemba marcou não só o gol mais rápido da atual edição do torneio, como também o primeiro da história da seleção zambiana. Em seguida, a atacante Barbra Banda sofreu um pênalti e acertou a cobrança, fazendo o milésimo da história da Copa do Mundo feminina.

O restante do jogo continuou com domínio da Zâmbia, que até viu a Costa Rica fazer um gol de honra, mas marcou o terceiro e se despediu do Mundial com ao menos uma vitória.

Austrália não dá chances ao Canadá, faz força da torcida valer e goleia americanas

A Austrália não decepcionou sua torcida e fez valer todo o apoio da cidade de Melbourne. Precisando ganhar para se classificar para as oitavas de final, as Matildas aplicaram uma goleada de 4 a 0 no Canadá e, não só passaram para a próxima fase, como também eliminaram as americanas do torneio.

O time australiano celebra o quarto gol da partida contra o Canadá na Copa do Mundo de 2023. Foto: William West/AFP

Em partida válida pelo Grupo B, as australianas dominaram o jogo desde o primeiro momento. Na etapa inicial, a meio-campista Raso transformou a vantagem futebolística em gols, anotando dois tentos. No segundo tempo, Fowler e Catley ampliaram o placar e decretaram o adeus canadense. É a primeira vez na história da Copa em que uma atual campeã olímpica cai na primeira fase.

PUBLICIDADE

Nigéria empata com Irlanda em jogo sem gols, mas faz o suficiente para passar de fase

Não foi o melhor resultado possível, mas a seleção nigeriana pouco se importa com isso. Em partida válida pelo Grupo B, a Nigéria empatou com a Irlanda e se classificou para as oitavas de final. É a terceira vez que a seleção africana chega para a fase de mata-mata e, na próxima rodada, enfrentará Inglaterra, Dinamarca ou China. O jogo contra as irlandesas não foi lá muito vistoso. Em uma partida tensa, as europeias ficaram com a bola pela maior parte do tempo, mas foram as nigerianas que tiveram as melhores chances.

A defensora Oluwatosin Demehin e a atacante Gift Monday celebram a vitória e classificação da Nigéria para as oitavas de final da Copa do Mundo de 2023.  Foto: Patrick Hamilton/AFP

Os chutes, no entanto, não trouxeram muito perigo e o 0 a 0 foi mais do que justo. Com o resultado, as irlandesas ficaram em último do grupo. Essa foi a primeira participação delas em Mundiais e, apesar da eliminação, as atletas celebraram o primeiro ponto marcado na história da seleção.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Próximos jogos

1/08

  • 4h - Vietnã x Holanda
  • 4h - Portugal x EUA
  • 8h - China x Inglaterra
  • 8h - Haiti x Dinamarca