Publicidade

Santos e Corinthians apostam em seus garotos para triunfar na Vila

Partida com ar decisivo terá em campo oito jogadores que foram formados pelos clubes, quatro em cada equipe

PUBLICIDADE

Por Daniel Batista
Atualização:

Santos e Corinthians possuem históricos diferentes quando o assunto é a utilização da base, mas ambos entram em campo neste domingo, às 16h, na Vila Belmiro, tendo atletas revelados em casa como alicerces para manterem a boa campanha no Campeonato Brasileiro. O jogo ainda ganha ares de decisão, principalmente para os mandantes.

A chance de uma dessas crias da base fazer a diferença é grande. Dos times prováveis para iniciar a partida, cada um tem quatro jogadores formados em casa. Sem o experiente David Braz, suspenso, Levir Culpi vai escalar os jovens Lucas Veríssimo (22 anos) e Gustavo Henrique (24) no setor. Na lateral-esquerda, Zeca (23) é quem atuar enquanto o volante Alison (24) terá a missão de parar o artilheiro do Brasileiro, Jô (30).

Zeca e Maycon são algumas das revelações da base de Santos e Corinthians Foto: Ivan Storti/SantosFC e Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

PUBLICIDADE

O atacante do Corinthians, inclusive, veio do Terrão, como é conhecida a base alvinegra. Quem também saiu de lá é o experiente lateral-direito Fagner (28). E dois dos destaques do clube na temporada são jovens formados no Parque São Jorge.

Na lateral-esquerda, Guilherme Arana (20) também é “prata da casa”, mas teve sua escalação descartada por causa de dores na coxa direita. Seu substituto será outro da base, o jovem Marciel (22), que volta ao time após ficar afastado por ter usado um remédio com substância dopante. No meio de campo, o volante Maycon (20) pode aparecer como elenco surpresa em um jogo em que a disputa e o equilíbrio devem ser grandes.

Mas a principal diferença entre as duas equipes é o fato dos revelados do Corinthians serem mais importantes neste momento do que os do Santos. Jô é o artilheiro do campeonato, Arana aparece como um dos melhores de sua posição e chegou a ser monitorado por clubes da Europa. Fagner acaba de voltar da seleção brasileira e Maycon também esteve na mira de times europeus.

Já o Santos, que tradicionalmente revela grandes jogadores do meio para frente (Robinho, Neymar, Diego, entre outros), neste momento tem a defesa como representantes dos talentos feitos em casa. Zeca, campeão olímpico, é o principal deles.

Os clubes contam com uma peculiaridade. Os rivais estão entre os times brasileiros que mais contam com ex-jogadores trabalhando em algum setor do clube. Seja como técnico, auxiliar ou dirigente, ambos contam com muitas peças que já passaram (e, na maioria, teve sucesso) como jogador. 

Publicidade

O time da Vila Belmiro emprega, dentre outros, Serginho Chulapa, Elano, Juary, Clodoaldo e não esquece do futebol feminino. Aline Xavier é a coordenadora da área. 

Já o Corinthians tem Coelho, Célio Silva, Márcio Bittencourt, Yamada e conta ainda com Alessandro, o ex-lateral-direito (que inclusive jogou no Santos) como gerente de futebol. Além, é claro, de Fábio Carille. 

Sobrevivência 

Com 12 pontos de distância, a ideia do Corinthians é vencer para praticamente tirar um concorrente da briga pelo título. Pelo menos, foi esse o discurso adotado ao longo da semana. “Se vencermos, a diferença sobe para 15 pontos. Empatando, continua em 12. Tirar isso em menos de um turno é difícil, embora não impossível. A gente praticamente elimina um adversário”, disse Carille. 

PUBLICIDADE

Já os santistas acreditam que um resultado positivo dará uma ‘pimenta’ para o campeonato, como disse Ricardo Oliveira. “Com uma vitória, podemos colocar uma pimentinha no campeonato e dar um atrativo especial à competição.”.

O Santos vem de quatro empates e na quarta-feira encara o Barcelona-EQU pela Libertadores. Mesmo assim, Levir vai levar a campo o que tem de melhor. Já o Corinthians vai enfrentar o Racing-ARG, pela Copa Sul-Americana. 

FICHA TÉCNICA SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Zeca; Renato, Alison e Lucas Lima; Copete, Bruno Henrique e Ricardo Oliveira Técnico: Levir Culpi

Publicidade

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Pablo, Balbuena e Marciel; Gabriel, Maycon, Rodriguinho, Jadson e Romero; Jô Técnico: Fábio Carille

Juiz: Raphael Claus Local: Vila Belmiro, em Santos Horário: 16h 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.