Publicidade

São Paulo e Corinthians buscam autoafirmação no clássico

Rivais se enfrentam no Morumbi pelo Campeonato Brasileiro

PUBLICIDADE

Foto do author Raphael Ramos

São Paulo e Corinthians se enfrentam pela quarta vez no ano, neste domingo, às 16h, no Morumbi. Se no primeiro semestre a Libertadores tratou de elevar a temperatura dos clássicos – até mesmo quando se enfrentaram pelo Campeonato Paulista – o que move as duas equipe nesta tarde é o desafio de se autoafirmar no Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE

O São Paulo precisa dos três pontos para não perder o bloco dos líderes de vista e elevar o moral da equipe, instável pela falta de uma boa sequência de vitórias. Já o Corinthians, mesmo invicto há oito rodadas, vê no jogo deste domingo a chance de embalar de vez no Nacional. O time amarga um jejum de cinco clássicos seguidos sem ganhar e perdeu os últimos três confronto diante de Santos, Palmeiras e São Paulo.

Por isso, um triunfo neste domingo é visto como fundamental para o time poder caminhar com mais confiança no campeonato. O Corinthians ainda tem a chance de assumir a liderança do Brasileiro em caso de tropeço do Atlético-MG diante do Goiás no Serra Dourada.

Tite, técnico do Corinthians Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Tite, inclusive, destaca o peso de uma vitória neste domingo. O Corinthians se destacou nas últimas temporadas pelo ótimo desempenho diante dos seus maiores rivais no Estado e chegou a ficar mais de um ano sem ser derrotado, entre 9 de março de 2014 e 22 de abril deste ano.

“É diferente. Procuro sempre respeitar o outro lado, mas sei a dimensão que os clássicos têm. Em termos de pontuação no Campeonato Brasileiro, é igual aos outros jogos, mas a repercussão é diferente”, diz Tite.

No São Paulo, Juan Carlos Osorio já projeta os efeitos de uma vitória diante do Corinthians e a chance de arrancar nas duas próximas rodadas, quando encara Figueirense e Goiás, dois times que lutam contra o rebaixamento. “O jogo é decisivo para a confiança de todos. Em um torneio tão longo, começar a ter uma sequência de bons resultados muda a sua classificação”, disse.

Osorio, técnico do São Paulo Foto: Érico Leonan/Divulgação

O treinador teve dez dias para preparar o time e contou ter cobrado bastante os jogadores para transformar esse recesso em evolução. Osorio fez quatro dias de treinos fechados e vai apostar no apoio dos laterais e na movimentação de Centurión para superar a melhor defesa do campeonato.

Publicidade

“Vejo o jogo como uma oportunidade. Vamos competir contra um grande time, uma grande defesa e um ótimo treinador”, comentou.

A liberação para Luis Fabiano jogar diminui a preocupação com o ataque, que já não vai ter Alexandre Pato. No sistema defensivo, Osorio deve novamente apostar em Lucão como volante e promover a estreia do zagueiro Luiz Eduardo.

O Corinthians vai tentar tirar proveito do desentrosamento da zaga do São Paulo com jogadas em velocidade de Malcom e Luciano. Os laterais Fagner e Uendel deverão ficarão mais presos na defesa e, assim, a dupla de atacantes não precisará voltar tanto para ajudar na marcação.

Outra arma da equipe é Elias, que terá liberdade para atacar para pegar o adversário desprotegido. Nas bolas paradas, Tite confia na boa fase de Jadson, artilheiro da equipe no campeonato com seis gols.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO

Rogério Ceni; Bruno, Rafael Toloi, Luiz Eduardo e Carlinhos; Lucão, Hudson, Ganso e Michel Bastos; Centurión e Luis Fabiano. Técnico: Juan Carlos Osorio

Publicidade

CORINTHIANS

Cássio; Fagner, Felipe, Gil e Uendel; Bruno Henrique, Elias, Renato Augusto e Jadson; Malcom e Luciano. Técnico: Tite

Juiz: Leandro Pedro Vuaden (RS)

Local: Morumbi

Horário: 16h

Transmissão: Pay-per-view

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.