PUBLICIDADE

Publicidade

São Paulo sub-20 vira ‘saco de pancadas’: lanterna no Brasileirão e sem vencer na competição

Tricolor paulista tem pior defesa e vive dicotomia com boa fase no Estadual; clube teve três técnicos diferentes nos últimos anos e juniores pouco aproveitados no profissional

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O São Paulo vive momento irreconhecível no Campeonato Brasileiro sub-20. O time está em 19º, na penúltima colocação, com apenas 1 ponto, conquistado ainda na primeira rodada. A equipe tricolor ainda não venceu na competição, acumulando sete derrotas e um empate. Para piorar, os são-paulinos têm a pior defesa, com 30 gols sofridos.

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira, 22, em Atibaia, o São Paulo sofreu o pior revés na competição até o momento. O time abriu o placar sobre o Red Bull Bragantino, levou a virada e conseguiu voltar à frente do placar. Porém, a equipe viu o adversário ter reação surpreendente na etapa final e vencer por 6 a 4. O alento foi a atuação do atacante Ryan Francisco, de 17 anos, responsável por todos os gols da equipe tricolor no jogo.

O atleta é considerado uma mais maiores joias do clube, com multa avaliada em 60 milhões de euros (R$ 322 milhões). Alguns torcedores já pedem a presença da “cria” no time principal, como aconteceu com Endrick e Estêvão, alçados aos profissionais no rival Palmeiras com um ano a menos, mas a diretoria trata com cuidado o processo de maturação do jogador.

São Paulo vive má fase no Campeonato Brasileiro sub-20. Foto: Miguel Schincariol/spfc.net

Vale ressaltar que o São Paulo têm jogadores ainda com idade para atuar no sub-20 incorporados no elenco principal, como o lateral-direito Moreira e os meias Rodriguinho e William Gomes. Apesar disso, o trio acumula poucos minutos em campo na temporada. O volante Negrucci, destaque do time na Copinha, também trabalha com os profissionais, mas com menos ou quase sem nenhum espaço.

Em contrapartida, o São Paulo vive boa fase no Campeonato Paulista sub-20. Vice-campeão na última temporada, o time tricolor lidera o Grupo 10 com 18 pontos em seis partidas, com 100% de aproveitamento.

Acúmulo de trocas

O time sub-20 do São Paulo passou por mudanças importantes nas últimas temporadas. Clementino Fonseca de Aguiar Júnior, mais conhecido como Menta, ex-técnico do sub-17, assumiu a equipe em junho de 2023 depois de Belletti deixar o cargo após somente 28 jogos para ir fazer cursos da Uefa na Europa. O ex-lateral pentacampeão acumulou 17 vitórias, quatro empates e sete derrotas.

Antes, o cargo estava com o também ex-jogador Alex, ídolo de Cruzeiro, Coritiba, Palmeiras e Fenerbahçe. O antigo meio-campista assumiu a função como pontapé inicial na sua carreira como treinador. Recentemente, ele foi anunciado como o novo técnico do Antalyaspor, clube da primeira divisão da Turquia.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.