PUBLICIDADE

Publicidade

Sport homenageia Ariano Suassuna contra o Atlético-MG

Jogadores do time de Recife entrarão em campo com os nomes de personagens do escritor paraibano estampados em sua camisas

PUBLICIDADE

Por Angela Lacerda

Ao invés de Magrão, Neto Baiano ou Durval, os jogadores do Sport que disputam a 12.ª rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo, serão identificados em suas camisas com nomes de personagens de obras do escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna, que morreu na última quarta-feira no Recife, aos 87 anos. Chicó, João Grilo e Cangaceiro, por exemplo, sairão das páginas do "Auto da Compadecida" para enfrentar o Atlético Mineiro, no estádio da Ilha do Retiro, às 16 horas. É mais uma homenagem do clube ao seu mais famoso e ardoroso torcedor. Ariano era "doente" pelo Sport e a bandeira do time foi uma das quatro que envolveram o seu caixão, junto com a da Universidade Federal de Pernambuco, onde foi professor, a de Pernambuco e a do Brasil. A exemplo do ocorreu no jogo pela Copa do Brasil, na última quinta, contra o Paysandu, o clube também irá tocar, no intervalo da partida, a trilha sonora da adaptação para o cinema do Auto da Compadecida, ao invés do grito de guerra do clube, e com imagens de Ariano no telão.

Ariano Suassuna era fanático pelo Sport Foto: Ed Ferreira/Estadão

PUBLICIDADE

No velório do escritor, muita gente vestiu a camisa do Sport em sua homenagem. Seus netos também usaram a camisa rubro-negra, adorada pelo avô que viveu em defesa da cultura popular nordestina e brasileira. Sua obra retratou o povo sertanejo, sua arte e seus costumes, o que fazia cada um se sentir identificado e representado por ele. Nunca houve muros entre Ariano e as pessoas. Simples, acessível, estava sempre disponível para todos - na sala de aula, nas aulas-espetáculo, na torcida do Sport, em casa ou na vida política.

Não estarão identificados com os personagens de Ariano nem o lateral-direito Patric, nem o volante Rithely, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Érico Júnior ainda era dúvida, pois tinha dores na coxa direita. O Sport está na oitava colocação do Brasileirão, com 18 pontos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.