PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Sua dose diária de esporte olímpico brasileiro

Olimpílulas da Semana - Robenilson vence campeão mundial no boxe

O boxe brasileiro conseguiu uma grande vitória no fim de semana. Convidado de última hora para lutar pela AIBA Pro Boxing, a nova liga semi-profissional, Robenilson de Jesus teve uma semana para se preparar para uma luta de seis rounds contra o campeão mundial. Na Argentina! Para a surpresa geral, teve atuação impecável e venceu por pontos, em decisão dividida.

Por Demetrio Vecchioli
Atualização:

Pelo que explicou a CBBoxe, Robenilson recebeu o convite na segunda-feira à tarde, quando descansava depois de conquistar o ouro em um torneio na Finlândia (falei dele aqui). Detalhe: o brasileiro lutara na categoria até 60kg porque teria dificuldades de bater o peso. Mesmo assim, aceitou o desafio de lutar contra o campeão mundial amador dos galos (56kg), Javid Chalabiyev, do Azerbaijão.

PUBLICIDADE

Ainda de acordo com a CBBoxe, Robenilson, que é o número 16 do ranking mundial, tinha contrato apenas para esta luta. Depois de ganhar do campeão mundial, porém, será difícil ele não permanecer na APB.

Patrick Lourenço, de apenas 21 anos, campeão pan-americano e segundo do mundo na categoria até 49kg, também lutou sábado e perdeu do chinês Zhonglin Wu, por pontos, em decisão dividida (um deles deu vitória brasileira). Robson Conceição ganhou na estreia, do alemão Artur Bril,

Nesta primeira fase, são dois "grupos" por categoria, com cada atleta fazendo três lutas. Os melhores de cada grupo lutam pelo cinturão no começo do ano que vem. Depois disso, em 2015, será formado um ranking, com o detentor do título enfrentando desafiantes. Os dois melhores do ranking vão à Olimpíada.

TIRO COM ARCO - O Rio recebeu o Campeonato Brasileiro no fim de semana, no Sambódromo, onde será a disputa olímpica. Aos 16 anos, Marcus Vinicius D'Almeida ganhou seu primeiro título nacional, em uma final de 6 a 0 sobre Daniel Xavier, atleta olímpico do Brasil. Marcos Bortolotto ganhou o bronze no tiro desempate contra Edson Kim. Marcus, porém, sobrou. No feminino, surpresa. Venceu a amazonense Larissa Feitosa, em final contra Ane Marcelle, outra revelação de Maricá. Sarah Nikitin nem à fase final chegou.

Publicidade

CANOAGEM VELOCIDADE - Nenhuma novidade no Brasileiro da modalidade, realizado no Rio Grande do Sul. Títulos para Ana Sátila (C1 e K1), Pedro Henrique, o Pepê (K1), e Anderson Oliveira/Charles Corrêa (C2). Na prova mais disputada, o C1 Masculino, ouro para Felipe Borges com pouca vantagem sobre Leonardo Curcel. Irmã de Ana Sátila, Omira, de 14 anos, venceu no júnior. No adulto, seria bronze.

HIPISMO - Favorito em Barretos (SP), o Brasil venceu o Sul-Americano de CCE (Concurso Completo de Equitação), que não era realizado há treze anos. Na verdade, venceu o Chile, outro único país com equipe completa. O time brasileiro teve Henrique Pinheiro (Landquenote do Feroleto), Serguei Fofanoff (Estiva TW), André Paro (CDC Superstar) e Marcio Carvalho Jorge (MCJ Coronel). Henrique - casado com Ana Paula Arósio - foi ouro individual, com Serguei com o bronze.

Nos saltos, nenhum bom resultado na prova principal de Lyon (França). A etapa da Copa do Mundo teve Marlon Zanotelli no 23.º lugar com AD Clouwi e Rodrigo Pessoa (Status) em 34.º, sem completar o percurso final.

NATAÇÃO - Lembra aquele papo de que a Joanna Maranhão se aposentou? Não é mais verdade. A maior nadadora da história recente do País voltou com tudo no Brasileiro Universitário. Ganhou os 200m costas com o melhor tempo do ano no Brasil (2min15s05), fez ótimos 2min14s73 nos 200m medley (seria índice para o Pan-Pacífico) e 4min44s59 nos 400m medley (a 0s06 do índice). Nos 100m borboleta, ganhou com 1min00s38, quinto melhor tempo do Brasil na temporada.

Durante a semana, o SESI levou equipe para a etapa de Tóquio da Copa do Mundo de Piscina Curta. A primeira e única medalha veio com Etiene Medeiros, que ganhou o bronze nos 50m costas, prova que é sua especialidade. Ela ainda foi sexta nos 50m livre, mesmo resultado de Daynara de Paula nos 100m borboleta. Daynara ainda foi sétima nos 50m borboleta.

Publicidade

JUBS - Os Jogos Universitários Brasileiros, realizados em Aracaju, aliás, contaram com alguns nomes de destaque. Na natação, Bianca Avella e Brandonn Pierry colecionaram medalhas e bons tempos, mas o evento também teve Ana Carla Carvalho, Leonardo Guedes e Lucas Salatta. No atletismo, destaque para Geisa Coutinho e Higor Silva Alves. Lutando no peso pesado, Renan Nunes ganhou no judô.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

VÔLEI DE PRAIA - Talita a Larissa sobraram na etapa da Argentina do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Afinal, venceram todos os sets que jogaram para ficarem com o sétimo título seguido, agora de um Open (eram três Grand Slam pelo Circuito Mundial). Na final, partida um pouco mais complicada contra Maria Clara/Carol, mas o 21/16 e 21/17 mostra que o trabalho não chegou a ser grande. Aproveitando a falta de rivais, Lili/Rebecca ficou com o bronze, num pódio totalmente brasileiro. Entre os homens, Alison/Guto perdeu de uma dupla de Israel nas oitavas.

TÊNIS DE MESA - Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi voltaram a conquistar bons resultados na Bundesliga. Tsuboi venceu Xi Wang (que não aparece no ranking mundial, pelo menos não com esse nome) e também o alemão Ruwen Filus, 55.º do mundo. Já Calderano venceu o único jogo que fez, contra o russo Mikhail Paikov.

CICLISMO - Na Copa Light, realizada no Aterro do Flamengo, domingo, poucos atletas da elite. No masculino, venceu Francisco Chamorro. No feminino, ganhou Luciene Ferreira. Ambos são de São José dos Campos. Já a DataRo venceu a Volta Internacional de Maule, no Chile. No individual, prata para Willian Chiarello. A equipe ainda teve Caio Godoy, Cristian Egidio e André Gohr. É o melhor time brasileiro da atualidade.

 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.