PUBLICIDADE

Publicidade

Iga Swiatek, número 1 do mundo e rival de Bia Haddad em Roland Garros, já perdeu para a brasileira

Tenistas se enfrentaram no WTA 1000 de Toronto, no ano passado; semifinal do torneio em Paris está marcada para quinta-feira, às 11h15

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Número 1 do mundo no ranking da WTA, Iga Swiatek mostrou mais uma vez seu domínio na quadra de saibro nesta quarta-feira ao eliminar a americana Coco Gauff por 2 sets a 0. Foi a 12ª vitória consecutiva da polonesa em Roland Garros, que agora encara a sensação de Paris, a brasileira Bia Haddad. O Jogo está marcado para quinta-feira, dia 7, a partir das 11h15 (horário de Brasília).

Atual campeã do Grand Slam da França, Swiatek é favorita no confronto com a brasileira. Além de permanecer no topo do ranking há mais de um ano – ela assumiu a primeira colocação em 4 de abril de 2022 – já eliminou Cristina Bucsa, Claire Liu, Wang Xinyu e Lesia Tsurenko no caminho até a semifinal em Paris. Além disso, não perdeu nenhum set até aqui. Seu desempenho tem sido impecável, portanto. Contra Coco Gauff, por exemplo, Iga nem precisou do terceiro set. Isso a leva para a semifinal contra Bia menos desgastada fisicamente.

Iga Swiatek enfrenta Bia Haddad nesta quinta-feira na semifinal de Roland Garros. Foto: Emmanuel Dunand/AFP

PUBLICIDADE

O retrospecto com Bia é favorável e isso a anima. O único encontro entre as tenistas aconteceu no WTA 1000 de Toronto, em 2022. Na ocasião, Bia venceu por 2 sets a 1 (com parciais de 6/4, 3/6 e 7/5). O torneio do último ano foi disputado em quadra rápida, como é o caso do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada. No Brasil, Bia já conquistou os torcedores.

Swiatek se destaca em todos os pisos, mas é no saibro que a polonesa é mais forte. Ela tem dois títulos em Roland Garros (2020 e 2022); em 2021, chegou à final do torneio de duplas da competição. De todas as partidas de simples que disputou em sua carreira, venceu 241 – aproveitamento de 79,8%. É este desafio que Bia terá de superar em busca do título de Roland Garros. Se passar da número 1 do mundo, a tenista brasileira estará na final, marcada para sábado.

Quem é Swiatek

Nascida em Varsóvia, Swiatek já é um dos grandes nomes do tênis com apenas 22 anos. No circuito da WTA, ela acumula 13 títulos em um curto espaço de tempo desde que se tornou profissional. Nesta temporada, além de já ter conquistado dois títulos (Aberto do Catar e de Miami), Iga Swiatek se tornou a quarta tenista a liderar o ranking por mais de 40 semanas.

Ela é a mais nova entra as cinco primeiras do ranking feminino antes de o torneio começar. As posições vão se alterando em meio à competição de Paris. Swiatek era perseguida na lista por Aryna Sabalenka, de 25 anos, Jessica Pegula, de 29, Elena Rybakina, de 23, e Caroline Garcia, de 29. Coco Gauff, de quem Iga ganhou nas quartas de final, é a sexta na relação. A americana só tem 19 anos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.