PUBLICIDADE

Publicidade

Etapa de Interlagos da Stock Car tem pole inédita, líderes entre últimos e jovens com destaque

Matías Rossi sai na ponta; o líder Gabriel Casagrande é apenas o 25° para a corrida de Interlagos neste domingo

Por Leonardo Catto
Atualização:

A temporada da Stock Car chega ao segundo terço do calendário neste domingo, dia 9, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Com a classificação ganhando forma, os líderes vão começar no metade final do pelotão. Já na ponta, Matías Rossi tem pole inédita, seguido de jovens talentos da modalidade.

O argentino da Full Time garantiu a primeira posição após um treino classificatório perfeito no sábado. Ele fez o primeiro do Q1 ao Q3. Na última etapa, com apenas os seis mais rápidos, Rossi teve os melhores desempenhos nos três trechos da pista. Foi a terceira vez que um estrangeiro garantiu a melhor largada na Stock Car. Rossi tem bom histórico em Interlgados, inclusive com vitória na temporada de 2022.

Matías Rossi já venceu em Interlagos na temporada 2022 e quer repetir o feito neste domingo. Foto: Duda Bairros/Stock

Líderes ficaram para trás e vão ter que buscar ultrapassagens

Se a expectativa era de que Gabriel Casagrande (da equipe A.Mattheis Vogel) e Thiago Camillo (Ipiranga Racing) pudessem se distanciar na classificação, a realidade foi outra. Casagrande será apenas o 25° e Camilo, o 22°. Companheiro de equipe de Camilo e terceiro no campeonato, César Ramos também foi mal no sábado e larga em 29°. Todos eles gerão de fazer uma prova de recuperação.

Gabriel Casagrande é o líder do campeonato com 135 pontos, por enquanto. Foto: Duda Bairros/Vicar

Vencedor na última etapa, em Cascavel (PR), Dudu Barrichello até passou ao Q2, mas não manteve o ritmo. Ele larga em 11°. O pai dele, Rubens Barrichello, ficou ainda no Q1 e sai em 16°. Com os principais destaques da temporada no meio e no fim do pelotão, a expectativa é que a etapa tenha muitas ultrapassagens. A previsão de chuva pode ajudar a amenizar os danos nos pneus, depois de duas provas que desgastaram as rodas.

Jovens mostraram potencial mais uma vez

A nova geração da Stock Car está cada vez mais forte. No Q3 de sábado, Enzo Elias e Felipe Baptista fizeram bonito. Antes Gaetano Di Mauro havia conseguido destaque com bom tempo no Q2. Giancula Petecof também foi bem, principalmente no Q1, mas não chegou até o top-6.

Punições alteram primeiras posições do grid

A quinta posição mudou duas vezes ainda depois do término do classificatório. Enzo Elias fez o quinto tempo no Q2, mas perdeu a melhor volta depois de um queixa acatada pelos comissários. Bruno Baptista, portanto, assumiu a posição. Horas depois, porém, Baptista também foi punido, na vistoria técnica, devido ao carro que do piloto ter o spliter dianteiro com o tamanho diferente do previsto no regulamento. Todos os pilotos a partir de Enzo, portanto, sobem uma posição e Bruno Baptista larga em último.

A primeira corrida tem largada prevista para 13h40 deste domingo. Em seguida, começa a segunda parte da etapa. A prova é transmitida pela Band (TV aberta), SporTV (TV fechada) e no canal da Stock Car no YouTube.

Publicidade

Grid de largada em Interlagos

  1. Matías Rossi
  2. Felipe Baptista
  3. Gaetano Di Mauro
  4. Ricardo Zonta
  5. Enzo Elias
  6. Guilherme Sallas
  7. Denis Navarro
  8. Nelson Piquet Jr.
  9. Felipe Massa
  10. Dudu Barrichello
  11. Lucas Foresti
  12. Daniel Serra
  13. Cacá Bueno
  14. Gianluca Petecof
  15. Rubens Barrichello
  16. Sérgio Jimenez
  17. Tony Kanaan
  18. Diego Nunes
  19. Rafael Suzuki
  20. Átila Abreu
  21. Thiago Camilo
  22. Marcos Gomes
  23. Júlio Campos
  24. Gabriel Casagrande
  25. Rodrigo Baptista
  26. Ricardo Maurício
  27. César Ramos
  28. Allam Khodair
  29. Lucas Kohl
  30. Raphael Teixeira
  31. Bruno Baptista
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.