PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Conversa de pista

Opinião|O valor da primeira vitória

A primeira vitória do Lando Norris na F-1 tem um valor que transcende a confirmação do talento desse inglês nascido em Bristol (13/11/1999) e que também tem cidadania belga, cortesia da origem de sua mãe. A categoria é quem ganha mais com o primeiro triunfo do piloto da McLaren.

A primeira vitória do Lando Norris na F-1 (foto de abertura/McLaren) tem um valor que transcende a confirmação do talento desse inglês nascido em Bristol (13/11/1999) e que também tem cidadania belga, cortesia da origem de sua mãe. Ao terminar à frente de Max Verstappen, que ficou em segundo, ele não apenas interrompeu a série de vitórias do holandês e da Red Bull como trouxe uma nova carga de interesse sobre a categoria, que segue marcada pelo domínio do atual tricampeão mundial. Ao final da prova a McLaren prestou uma bela homenagem ao brasileiro Gil de Ferran, morto dia 29 de dezembro último, que contribuiu significativamente para reconduzir a equipe à disputa por pódios e vitórias.

Adam Norris, o pai de Lando, se aposentou aos 36 anos de idade quando era diretor da Pensions Direct, um fundo de pensão inglês, e passou a investir na carreira do filho e em novas empresas, entre elas uma fábrica de motonetas elétricas. Para permitir que Lando se dedicasse mais intensamente à sua formação de piloto, durante algum tempo Adam contratou professores particulares para compensar a ausência do filho na escola regular. O progresso do jovem inglês foi marcante e ele conquistou títulos por praticamente todas as categorias que disputou em sua trajetória até a F-1, onde estreou ao alinhar no GP da Austrália de 2019.

Ao vencer em Miami Lando Norris se tornou o 21º britânico a conquistar uma vitória pela equipe McLaren e se coloca como herdeiro direto do maior vencedor do time, seu compatriota Lewis Hamilton. Alvo do interesse de várias equipes de ponta, incluindo a Red Bull, Norris tem contrato com a McLaren até 2027. Sua conquista na Flórida foi a primeira desde a vitória na abertura do Campeonato Internacional de F-2 de 2018, no Bahrain. Desde então ele subiu 14 vezes ao pódio em 110 GPs, tipo de registro que nenhum piloto gostaria de manter em seu currículo...

Fora das pistas Norris pratica golfe e participa regularmente de campeonatos abertos a amadores e profissionais. Além disso é o líder da Quadrant, uma empresa com viés multifacetado: além de desenvolver conteúdo para redes sociais e roupas para o segmento de games, a operação também mantém um programa social de apoio para a Mind, entidade focada em prestar assistência a pessoas com deficiência de saúde mental.

PUBLICIDADE

Em seu atual estágio de expansão mundial a vitória de um piloto da nova geração tem enorme efeito no principal alvo mercadológico da F-1 atual, os Estados Unidos. Ela transmite a mensagem de que a categoria tem emoção, jovialidade e possibilidade de renovação, ingrediente importante para qualquer processo de crescimento. Com a conquista de domingo Lando Norris agora ocupa a quarta colocação no Campeonato Mundial de Pilotos, empatado com seu amigo Carlos Sainz, ambos com 83 pontos. Max Verstappen segue liderando com folga: o holandês soma 136 pontos e é seguido por Sérgio Pérez (103) e Charles Leclerc (98).

Publicidade

O resultado completo do GP de Miami você encontra aqui.

Siga-nos no Instagram

Opinião por Wagner Gonzalez
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.