É falso que revista ‘Quem’ tenha pagado fiança de Daniel Alves

Defesa do jogador e publicação do grupo Globo desmentiram boato; advogada afirma que origem do dinheiro é confidencial

PUBLICIDADE

Por Maria Eduarda Nascimento
Atualização:

O que estão compartilhando: que a revista Quem, do Grupo Globo, teria pagado a fiança de 1 milhão de euros do jogador Daniel Alves, condenado por estupro, em troca de uma entrevista exclusiva.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O boato foi desmentido pela revista e pela defesa do jogador. A advogada de Alves, Inés Guardiola Sánche, negou que a revista tenha pago a fiança e disse que a origem do dinheiro é confidencial. Daniel foi condenado por estupro na Espanha e deixou o complexo penitenciário de Brians 2, em Barcelona, após pagar cerca de R$ 5,4 milhões para obter liberdade provisória.

Veículo foi apontado falsamente pela jornalista Marisa Martín Blázquez, da emissora espanhola Telecinco, como responsável por pagar pela liberdade do jogador Foto: Reprodução/Instagram

Saiba mais: No programa Fiesta, da emissora espanhola Telecinco, a apresentadora Marisa Blázquez afirmou que a revista Quem, do Grupo Globo, teria pagado a fiança de Daniel Alves em troca de uma entrevista exclusiva. No programa, Marisa disse: “Parece ser que a revista, muito conhecida no Brasil, a revista Quem, pertencente ao Grupo Globo, em troca de uma reportagem que está sendo realizada na casa de Daniel Alves, teria adiantado este 1 milhão de fiança”.

PUBLICIDADE

Em nota publicada pelo O Globo, a revista Quem desmentiu a alegação e informou que não paga por qualquer reportagem produzida. O veículo esclareceu ainda que não foi procurado por Marisa Blázquez, da emissora espanhola, para confirmar a veracidade das informações. “Seguimos acreditando que o bom jornalismo jamais terá espaço para reportagens pagas”, informou a Quem.

Ao Verifica, a defesa do jogador Daniel Alves negou que a fiança tenha sido paga pela revista. Segundo a advogada Inés Sánchez, a origem do dinheiro que pagou a fiança de Alves é confidencial. “Não interessa a ninguém como ele o obteve, mas essa informação é falsa”, informou Sánchez.

Como lidar com postagens do tipo: Casos de grande repercussão, como o do jogador Daniel Alves, que foi condenado por estupro na Espanha e obteve liberdade provisória, costumam ser alvo de boatos. Desconfie de alegações que não revelam uma fonte segura e confiável, principalmente se a informação foi revelada com exclusividade. No caso do vídeo aqui verificado, uma busca pelos termos “revista Quem pagou fiança” irá direcionar o usuário à publicação do jornal O Globo e do Fato ou Fake, do g1, que desmentem a alegação.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.