PUBLICIDADE

Vídeo não mostra israelenses em busca de abrigo, mas sim fãs de cantor em Buenos Aires

Postagens que circularam em vários idiomas enganam ao afirmar que imagens seriam de pessoas desesperadas em Tel Aviv durante ataque do Irã no último sábado; gravação foi feita após show de Louis Tomlinson

Por Bernardo Costa

O que estão compartilhando: vídeo de 10 segundos mostra pessoas correndo na rua. Ouvem-se gritos. Legendas afirmam que são israelenses desesperados correndo em busca de abrigo, em Tel Aviv, durante ataque do Irã no último sábado, 13.

O Estadão Verifica apurou e concluiu que: é enganoso. As imagens mostram correria de fãs do cantor e compositor britânico Louis Tomlinson diante do hotel Four Seasons, em Buenos Aires, na Argentina.

Captura de tela da postagem verificada Foto: Reprodução/Facebook

Saiba mais: O ataque do Irã contra Israel, com lançamento de drones e mísseis, aconteceu no sábado, dia 13. No mesmo dia, usuários no X já alertavam que o vídeo com a alegação enganosa mostra, na realidade, movimentação de fãs do cantor e compositor britânico Louis Tomlinson em frente ao Hotel Four Seasons, em Buenos Aires, na Argentina.

No X, já no dia do ataque do Irã a Israel, usuários já afirmavam que vídeo registrava movimentação de fãs de cantor britânico em Buenos Aires Foto: Reprodução/X

Uma busca reversa pelo vídeo não localizou a postagem original. Porém, ao seguir as pistas das interações no X, é possível confirmar que a cena, de fato, foi gravada diante do hotel Four Seasons, na capital argentina. Pelo Google Street View, é possível confirmar que os elementos no endereço do hotel são os mesmos que aparecem no vídeo.

Capturas de tela do vídeo verificado (à esquerda) e do Google Street View em frente ao Hotel Four Seasons (Posadas 1086 88, C1011ABB Cdad. Autónoma de Buenos Aires, Argentina). Os elementos marcados em vermelho confirmam que se trata do mesmo lugar. Foto: Reprodução/Facebook/Google Street View

Em turnê pela América Latina, o cantor britânico Louis Tomlinson esteve em Buenos Aires no início de abril para promover o show que irá realizar na cidade, no dia 18 de maio. Uma reportagem do site argentino Infobae, do dia 7, informa que o artista iria saudar os fãs diante do hotel em que o aguardavam. Entre os dias 5 e 8, foram postados vídeos no TikTok (1, 2, 3) que mostram fãs à espera do cantor diante do hotel. Segundo matéria do Clarín, Tomlinson chegou a Buenos Aires na noite de sexta-feira, dia 5, e foi embora no domingo. Provavelmente, o vídeo verificado foi gravado durante esse intervalo.

O vídeo com a alegação falsa foi amplamente divulgado nas redes sociais, em diversos idiomas, e também pela TV estatal iraniana. A alegação de que se trata de israelenses correndo em busca de abrigo foi desmentida por vários veículos de comunicação e agências de checagem, como New York Post, AFP Checamos, Reuters, Full Fact e Aos Fatos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.