Vídeo mostra animação 3D da Segunda Guerra Mundial, não ataque do Irã a Israel

Conteúdo foi publicado em outubro de 2021 por espanhol que conta histórias por meio de computação gráfica

PUBLICIDADE

Por Clarissa Pacheco
Atualização:

O que estão compartilhando: que vídeo mostra imagens de um bombardeio do Irã contra Israel, no que seria o início da guerra entre os dois países.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. As imagens são de uma animação em 3D publicada há quase três anos no Instagram, pelo perfil espanhol Borisao Blois. A animação faz parte de uma série de outras produções sobre a Segunda Guerra Mundial, que foram publicadas também no perfil do espanhol no TikTok e no YouTube.

Vídeo usa imagem de animação em 3D e engana ao afirmar que se trata de ataque do Irã a Israel. Foto: Reprodução/Instagram Foto: Reprodução/Instagram

PUBLICIDADE

Saiba mais: O vídeo investigado aparece em mais de uma publicação no Instagram, todas alegando se tratar de um ataque do Irã contra Israel. Com ajuda da busca reversa de imagens (aprenda como usar aqui), o Verifica localizou o vídeo original em um perfil no YouTube dedicado a contar histórias com animação em 3D.

O dono do canal, que também tem perfis no Instagram, TikTok e X, se identifica apenas com o nome de Borisao Blois e afirma ter 21 anos. O vídeo dele foi publicado no Instagram no dia 8 de outubro de 2021 e possui uma marca d’água, que foi recortada nos conteúdos desinformativos.

Imagem usada em vídeo viral foi espelhada, mas tem os mesmos elementos de animação publicada em página especializada em outubro de 2021. Foto: Reprodução/Instagram/YouTube Foto: Reprodução/Instagram/YouTube

No conteúdo publicado no Instagram, o autor da animação incluiu hashtags relativas à Segunda Guerra Mundial e à década de 1940. Já no YouTube, publicou o vídeo em 29 de outubro de 2021 em um compilado de outras animações sobre a Segunda Guerra Mundial, junto com a legenda:

“Esta é uma pequena compilação das minhas animações pertencentes à seção WW2 ou Segunda Guerra Mundial. Tentarei trazer animações mais distantes dos combates aéreos, pois é bastante evidente que eles foram os protagonistas. Quero criar a batalha de um Tiger 1 contra um M4 Sherman. Um grande abraço!”. Ao Verifica, Boris disse que o conteúdo foi criado em um programa de animações em 3D chamado Blender.

Não há qualquer menção a um eventual ataque do Irã a Israel, mesmo que no passado.

Publicidade

Ataque do Irã a Israel

No último sábado, 13, o Irã lançou mais de 300 mísseis e drones em direção a Israel, mas a maioria – cerca de 99% – foi abatida pelo sistema de defesa de Israel e de outros países, como Jordânia, França e Reino Unido.

O Irã havia prometido que responderia ao ataque israelense à embaixada iraniana na Síria, no dia 1º de abril, que matou seis generais da Guarda Revolucionária do Irã.

Este foi o primeiro ataque do iraniano diretamente a Israel desde 1979 e, apesar de o Irã ter dito que a operação está concluída, Israel estuda como responder à investida.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.