Cartagena se prepara para acordo de paz

Governo decretou dia cívico e a movimentação que se vê é para finalizar alguns detalhes no local onde será a cerimônia

PUBLICIDADE

Foto do author Fernanda Simas
Por Fernanda Simas , Cartagena e Colômbia
Atualização:

CARTAGENA, COLÔMBIA - A cidade de Cartagena se prepara para ver a histórica assinatura do acordo de paz entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A movimentação na cidade nesta segunda-feira, 26, é diferente de qualquer outro dia. As ruas estão fechadas, todos os turistas recebem instruções para carregar um documento e algo que prove a reserva em algum hotel, para o caso de serem parados por policiais. Além disso, o próprio policiamento foi reforçado e os cidadãos de Cartagena tiveram de alterar sua rotina.

O governo decretou dia cívico, ou seja, as empresas públicas não funcionam, e a movimentação que se vê é para finalizar alguns detalhes no local da cerimônia, perto do Museu Naval.

Anúncio pede que colombianos votem "sim" no plebiscito referente ao acordo de paz do governo com as Farc Foto: AP Photo/Fernando Vergara

PUBLICIDADE

Os funcionários vestidos de branco terminam de colocar as cadeiras na área onde será cerimônia, o painel com o desenho da pomba da paz que se tornou símbolo do processo está pronto e os testes de som estão sendo realizados.

Desde a tarde de domingo diversos líderes mundiais desembarcaram na cidade turística e deram declarações de apoio ao processo de paz. O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e o líder das Farc, Rodrigo Londoño Echeverri, conhecido como "Timochenko", assinarão o acordo resultante de quatro anos de negociações em uma cerimônia que contará com a presença de lideranças mundiais no fim desta tarde.

Enquanto isso, a oposição contrária ao acordo de paz realiza manifestações, lideradas pelo senador e ex-presidente Álvaro Uribe, sob o lema "Colômbia não se rende".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.